É inquestionável a importância do pós-venda. Cem de cem vendedores quando perguntados sobre a importância deste passo dizem que SIM, é um passo extremamente importante, porém, neste momento não estão fazendo… e é aí que vem a enxurrada de historinhas que o vendedor conta para si mesmo. Quer saber quais são?
Não estou fazendo o pós-venda porque estou envolvido com tarefas administrativas e não sobra tempo: a questão é priorizar. Vendedor também tem tarefas internas e que precisam ser cumpridas para o pleno desenvolvimento de sua atividade, mas, o que é mais importante?
Pós-venda é importante, mas atender o cliente que está aqui é mais: concordo. Mas você há de convir que a carteira de clientes com o passar do tempo defasa. Ela vai diminuindo porque você não prospecta e porque você não fideliza. Vender é equilibrar todos os pratos ao mesmo tempo. Ninguém falou que era fácil, mas também ninguém disse que é impossível, afinal, se fosse, não existiriam tantos vendedores bem sucedidos.
Sei que deveria fazer, mas de fato não estou fazendo: essa é a pior. Desconfio muito quando ouço isso do vendedor. Sabe por quê? Na maioria das vezes, quando vou a fundo investigar as outras fases da venda deste vendedor, percebo que ele está falhando em uma ou mais etapas. Erros fatais como vender a qualquer custo sem se preocupar em atender a real necessidade do cliente, atendimento corrido sem se preocupar com qualidade, péssimo levantamento de necessidades… E aí é óbvio que ele não fará o pós-venda, pois o cliente certamente não estará satisfeito.
Fato concreto: não se faz a verificação de como foi o atendimento porque o vendedor ainda tem dúvidas de como o fez, tem medo de não ter feito e, muitas vezes, sabe mesmo que foi péssimo com o cliente.
Se você é gerente de vendas, está batendo nesta tecla e não está obtendo resultados, te aconselho a verificar os outros passos da venda: planejamento, prospecção, abordagem, levantamento de necessidades, negociação e fechamento. Eu te garanto que em pelo menos um deles tem coisa muito errada.
Bora lá! Foco, força, fé e faturamento!