Em comemoração aos 168 anos da cidade, o tour “Viva JF”, iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e do Departamento de Incentivo ao Turismo (Ditur) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), proporcionou uma volta ao passado, ao levar 25 pessoas para conhecerem os principais pontos turísticos do Centro da cidade. O objetivo da ação era de aguçar a curiosidade dos participantes em relação ao passado, além de frisar a importância da preservação dos pontos turísticos visitados. Os roteiros temáticos foram guiados por historiadores, turismólogos e estagiários, e incluíram museus, prédios, estabelecimentos e obras.
Iracema Scanna Pieco é de São Paulo, e veio passar férias em Juiz de Fora. Ela ressaltou que o tour “é uma ótima oportunidade de conhecer os pontos turísticos da cidade. Nunca imaginei que tinha uma obra de Portinari aqui”, referindo-se aos painéis “Quatro Estações” e “Cavalos”, instalados na Avenida Rio Branco e Rua Halfeld, respectivamente. Ricardo Mastroleo, também em visita à cidade, destacou a “arquitetura dos prédios e monumentos, que são muito bem representados”.
O tour contou com a presença de usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). Ana Paula Ferreira Miranda, assistente social, ressaltou a inserção dos participantes em relação à História de Juiz de Fora: “Acreditamos na busca da reinserção dos usuários no ambiente cultural e social da cidade”. Anderson Luís Silva, usuário do Caps, disse que achou “tudo muito bonito e interessante”.
A ação teve o apoio da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Cine-Theatro Central e do Museu Ferroviário.
Fonte: Assessoria