Você já reparou que toda área do conhecimento tem perguntas quase insolúveis?
Da alta gastronomia, por exemplo, há o famoso questionamento: vende mais por que é mais fresquinho ou é mais fresquinho por que vende mais?
Da ciência biológica profunda temos: quem nasceu primeiro., o ovo ou a galinha?
Os antigos mestres Zen utilizavam os koans, um tipo de pergunta “insolúvel” que faziam para interromper o fluxo de respostas prontas. Isso aproximava seus discípulos da “iluminação espiritual”.
Um dos mais famosos koans é: “Batendo as duas mão uma na outra temos o som de palmas… qual seria o som de uma mão sozinha”?
Mas o que o Zen, o biscoito e o ovo da galinha têm a ver com um artigo de Arquitetura?
A Arquitetura e a construção também tem seus koans: se deixo a pintura para o fim, ela respingará no piso de madeira; se deixo o piso por úlyimo, sua instalação sujará a pintura… o que deixar, então, por último?
Se você já fez pequenas reformas sem dúvidas se deparou com o seguinte koan: o pintor depende do gesseiro, que depende do eletricista, que depende do gesseiro, que depende… Quem chamar primeiro?
Enquanto se matuta, a obra que tinha a previsão para durar apenas uma semana: dura, dura, dura…
Quem já passou por essas situações me responda: a paciência que precisamos ter para essa espera nos aproxima da iluminação, não é mesmo? Mesmo sem eletricista!
Lidar com obra é ou não é mais difícil do que os koans dos mestres Zen?
Koans à parte, minha sugestão para resolver a questão da obra é iniciá-la por um projeto consistente, com planejamento, etapas e prazos bem definidos. Um bom arquiteto e/ou engenheiro são os profissionais mais indicados para isso.


PISO x PINTURA

Se a escolha for colocar pisos laminados de madeira ou pisos vinílicos, a melhor opção é pintar toda a casa primeiro. A instalação desses pisos é muito rápida (dois a três cômodos por dia) e por ser feita através de encaixe ou colagem raramente danifica a pintura.

 

 


GESSO x INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Esses serviços são interdependentes e acontecem em ondas: o eletricista passa a fiação no teto, depois entra o rebaixamento de gesso, depois o eletricista com as luminárias, depois o gesseiro para tampar alguns furos. Para minimizar esse problema alguns gesseiros já contam com pintores e eletricistas em sua equipe. Assim, se você não é Zen, mas também não quer ficar “zen” paciência, “zen” humor e nem “zen” dinheiro antes do fim da obra, procure os profissionais corretos para cada etapa.
Mais dicas de arquitetura e a solução daquele famoso koan Zen colocado no início desse artigo, acesse: www.facebook.com/fengshuidefinitivo

PARA SUGESTÕES OU INFORMAÇÕES:
Fabiano Teixeira | Arquiteto | (32) 99103-1405

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.