Voltando a escrever sobre ecoturismo, o Brasil é uma potência em destinos ecológicos. Rico em biomas, que vão da Amazônia aos pampas, passando pelas riquezas do Cerrado, da Caatinga, do Pantanal e da Mata Atlântica, e presença constante entre os destinos ecoturísticos mais diversos e completos dos seis continentes, o país conta ainda com outro terreno bem fértil: o de brasileiros apaixonados por viagens e dispostos a conhecer também as belezas naturais espalhadas para além das fronteiras de sua nação.

Tendência internacional, o turismo ecológico vem conquistando número sempre maior de adeptos e das vivências inesquecíveis que o meio ambiente proporciona. Levando a sério o respeito à natureza e à cultura local, a preservação ambiental e a convivência harmônica das diferenças, os viajantes têm a disposição um universo praticamente infinito de surpresas e descobertas transformadoras.

Seja em refúgio de vida selvagem, em uma floresta escultural, em uma caverna de águas cristalinas, em um vale nevado ou em uma praia deserta, escolha à vontade, porque no ecoturismo o que não falta é espaço para a diversidade.

 

GALÁPAGOS no Equador – reduto de biodiversidade e ver exuberante poucos lugares do planeta se comparam a este belo arquipélago equatoriano.

Répteis enormes, pinguins, lobos, leões marinhos, iguanas, sabiás, flamingos e tubarões são alguns dos anfitriões do pitoresco arquipélago de Galápagos, cujas ilhas, de diferentes tamanhos e peculiaridades, abrigam rica variedade de fauna e flora, contemplando espécies existentes apenas na região.

Distante cerca de mil quilômetros da costa do Equador e reconhecido como uma das principais fontes de estudo e inspiração para a revolucionária teoria da evolução de Charles Darwin, o destino, que também atende pelo nome de Colombo, possui 97% de sua superfície terrestre sob o domínio e a proteção do Parque Nacional de Galápagos e exibe um cenário quase intocado, capaz de transportar os turistas para uma viagem alucinante de volta à Pré História.

O arquipélago equatoriano é composto por 13 ilhas principais, além de centenas de ilhotas, rochedos e recifes. Foto: Divulgação

Rodeada pela imensidão do Oceano Pacífico, dentre as cinco ilhas povoadas por algum tipo de assentamento humano, Santa Cruz, além de ser a principal via de acesso para as demais atrações de sua espetacular vizinhança,  é a que concentra a maior infraestrutura comercial da região e alguns dos lugares mais tradicionais do arquipélago, como a cidade de Puerto Ayora, a Estação Científica Charles Darwin, a magnífica paisagem de areias claras e águas translúcidas da Baía das Tartarugas e a reserva El Chato, habitat de tartarugas gigantes.

Com ais de 170 zonas de visitação terrestres e marinhas, barcos e botes infláveis consistem nas melhores maneiras de visitar e conferir a vida selvagem de Galápagos, navegando rumo a passeios emocionantes. Devido à natureza frágil dos ecossistemas das ilhas, certos locais de visitantes não permitem excursões terrestres, então exploramos a área por bote motorizado. É uma chance de estudar a geografia dramática das Galápagos, remar através de mangais tranquilos e observar tartarugas marinhas, pinguins, aves marinhas e muito mais.

Uma das atividades mais concorridas no arquipélagoé o mergulho com snorkel nas águas de San Cristóbal. Ao mergulhar pelas suas águas, é possível ficar perto de tartarugas marinhas, diversas espécies de peixes e baleias, leões marinhos e outras espécies que vivem no mar.

Outra atividade fantástica é percorrer as trilhas até o vulcão Sierra Negra, na ilha Isabela (a maior do arquipélago), e a parada típica para admirar as esculturas naturais de Bartolomé, endereço da Rocha Pináculo, importante símbolo do destino.

Boa parte da população dos Atobás de patas azuis, se encontram no Arquipélago de Galápagos. Suas lindas e famosas patas azuis servem para impressionar a fêmea: quanto mais azul, mais atraente ele é. É uma entre várias espécies protegidas em Galápagos.

Para aqueles que não querem praticar snorkel, o caiaque oferece uma ótima oportunidade para observar a vida selvagem ao longo das falésias e na água.

 

GRAN CANYON NATIONAL PARK nos Estados Unidos. Nesta galeria a céu aberto, as obras de arte são as fantásticas esculturas criadas pelas mãos da natureza.

É entre altos e baixos que um desfiladeiro de vales, rochas, montes e cânions surge ao norte do Arizona para formar o extraordinário cenário do Grand Canyon National Park, recanto natural norte-americano que fascina pelos detalhes de sua grandeza merecidamente tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Ocupando aproximadamente 5 mil km de extensão, o melhor jeito de explorá-lo é alugar um carro ou pegar um dos ônibus que circulam por ali para cair na estrada, parando ao longo do caminho para admirar a magnitude de sua principal estrela – o espetacular Grand Canyon -, uma das maiores e mais impressionantes formações rochosas do mundo.

Parque Nacional do Grand Canyon é um dos primeiros parques nacionais dos Estados Unidos e está localizado no Arizona – EUA. Foto: Divulgação

Cortado pelo Rio Colorado e com dimensões surpreendentes, o atrativo milenar é divido em duas áreas centrais: o North Rim Village, mais inóspito e aberto ao público geral somente de maio a outubro, e o South Rim Village, endereço do movimentado centro de atividades e transporte Grand Canyon Village e de vários dos mirantes mais incríveis da região. Alguns deles são o MatherPoint, Hopi Point, Yaki Point, Yavapai Point e DesertView, onde fica a torre de observação Watchtower. Além disso, na região também é possível realizar uma série de atividades divertidíssimas, incluindo caminhadas, trilhas, ciclismo, passeio de helicóptero ou de barco, museus, lojas e restaurantes, apenas para citar alguns exemplos.

Situado fora do parque, à margem oeste do Grand Canyon e a 195 km de Las Vegas, outro ponto bastante apreciado pelos turistas é o lendário Grand Canyon West, dono de um belíssimo cenário. Dá para contemplá-lo do ar, a bordo de helicópteros, e da terra, por meio de um passeio pelo emocionante Skywalk, passarela de vidro que brinda os visitantes com uma vista a 1,2 mil metros de altura.


DICAS DE VIAGEM

– Há truques para desentupir o ouvido no voo, até dos bebês?

Entupimento e dor de ouvido podem pintar por causa da mudança brusca de pressão que rola quando a aeronave decola oupousa, o que talvez provoque também outras chatices, como dor de cabeça. Dicas: nas decolagens e aterragens, marque chiclete, chupe bala, boceje ou apele para a chamada “manobra de Valsalva” – com a boca fechada e o nariz tampado, force o ar em direção aos ouvidos. E isso, claro, atinge os bebês. Se demonstrarem incômodo, mamar no peito ou na mamadeira pode atenuar o problema, pois o ato de sugar e engolir alivia a pressão nos tímpanos dos pimpolhos.

Pois é, os gases do seu corpo expandem-se até 30% no avião, segundo estudos da Anac. O jeito é fugir de alimentos como feijão, lentilha e repolho, que turbinam os gases e perturbam a digestão. Outro ponto de atenção é a circulação. A limitação para se movimentar diminui o vai e vem de sangue e eleva o risco de tromboses, coágulos venosos nas pernas que, em casos extremos, podem parar no coração. Então em voos compridos, procure levantar e dar uma andadas, alongar as pernas. Se a viagem é de carro, umas paradinhas ajudam. Em ambos os meios de transporte, meias elásticas de compressão contribuem para a prevenção de trombose.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.