Situação das ruas no bairro São Judas Tadeu preocupa moradores

Ruas esburacadas, falta de capina e bocas de lobo destampadas, entupidas e cheias de mato. Essa é a situação descrita pelos moradores da zona Norte, quando relatam os problemas encontrados nas vias do Bairro São Judas Tadeu. De acordo com o presidente da associação de moradores do local, Renato Gama, por diversas vezes a Prefeitura já foi acionada, fez o trabalho, mas, poucos dias depois, voltou tudo como era antes. O contato com o poder público tem acontecido frequentemente, uma vez que o problema persiste há mais de um ano.

“A Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) tem feito o trabalho, apesar de o atendimento acontecer de forma lenta. O problema é o resultado do serviço, insuficiente, já que, dias depois os buracos estão de volta. Enviamos vários ofícios para a Prefeitura, pedindo recapeamento do asfalto, que pode ser a solução para o problema, mas não fomos atendidos”, explica ele, ressaltando que os buracos estão em praticamente todas as ruas do bairro. “Para desviar, os veículos estão invadindo a contramão e pode causar um acidente”.

Situação precária traz riscos para quem trafega pelas vias FOTOS: Divulgação

Quanto às bocas de lobo, as que mais causam preocupação nos residentes são as que estão localizadas na Rua Manoel de Oliveira Miranda, próxima ao número 10 e a que fica na Rua Ernesto Pancini, esquina com a Avenida Doutor Simeão de Faria. “O risco de alguém cair ali dentro é muito grande, principalmente quem não conhecer o bairro e está andando na rua à noite. O mato alto acaba escondendo as galerias pluviais e a visibilidade de quem passa por ali”, diz. “Recentemente, a Rua Manoel de Oliveira Miranda, no período das chuvas, se tornou um córrego, pois o mato não deixa a água escoar pela boca de lobo”, reitera Gama.

NOTA DA PREFEITURA

Em nota, a assessoria da Empav afirma que realiza operação tapa buraco conforme programação. O serviço chegou a ser prejudicado por contas das chuvas de verão, mas foi retomado no último mês, em que foram priorizados os corredores de tráfego, que são as vias principais com mais movimento e, portanto, mais buracos.

A pasta também ressalta que os buracos das ruas Monsenhor Francisco de Paula Salgado e Vargas Pereira da Costa, no São Judas Tadeu são borrachudos. “É necessário refazer a base, para depois colocar um novo asfalto. É um trabalho em conjunto entre a Secretaria de Obras e Empav. Como também tivemos vários borrachudos com as chuvas, está sendo feita uma programação para atender todos os locais”. Para o recapeamento asfáltico, o órgão informa que é “necessária a captação de recursos externos, pois é uma intervenção muito onerosa. Tanto o governo federal quanto o estadual tem priorizado os corredores de tráfego na liberação da verba”. Sobre a boca de lobo, a Secretaria de Obras irá providenciar a limpeza e o conserto da tampa.

A Assessoria da Cesama informou que vai mandar uma equipe até a Rua José Francisco de Andrade, pois o buraco pode ter sido causado por erosão.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.