A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), divulgou, nessa quinta, 3, o lançamento de dois editais culturais – “Programa de Realização de Eventos Culturais Locais” e “Ocupação do Teatro Paschoal Carlos Magno” – que visam a fomentar o desenvolvimento de linguagens artísticas, ampliando o acesso do público à diversidade cultural da cidade. Além disso, foi anunciado o decreto que regulamenta a Lei de Incentivo à Cultura “Murilo Mendes” 2018. As informações foram divulgadas em coletiva pelo prefeito Antônio Almas, pelo superintendente da Funalfa, Rômulo Veiga, e pelo diretor de cultura da Fundação, Zezinho Mancini.

Os editais estarão disponíveis a partir desta sexta-feira, 4, no site da PJF, na aba Editais. Para o “Programa de Realização de Eventos Culturais Locais”, serão escolhidas propostas de atividades culturais a serem realizadas entre 1º de julho e 31 de dezembro deste ano. O intuito é selecionar projetos que receberão recursos financeiros para produção de eventos locais, visando sempre ao amplo interesse público e respeitando as políticas pactuadas pelo Plano Municipal de Cultura. A seleção das propostas será feita de acordo com as categorias e os valores previstos em edital. O proponente poderá se inscrever através de e-mail (funalfa.projeto@gmail.com) ou entregando a inscrição pessoalmente na sede da Funalfa.

Já para o edital de “Ocupação do Teatro Paschoal Carlos Magno”, que visa a selecionar eventos para serem realizados no teatro entre 1º de julho e 23 de dezembro de 2018, não haverá inscrições on-line. O envelope com toda a documentação deverá ser entregue na sede da Funalfa. As inscrições passarão pela Comissão de Seleção, que escolherá as propostas de acordo relevância cultural, capacidade técnica, viabilidade prática, entre outros critérios.

As propostas selecionadas neste edital não receberão recurso financeiro direto por parte do município. O pagamento do valor para uso do teatro é condicionado à divisão de bilheteria, conforme as categorias previstas no edital. Na hora da inscrição, o proponente poderá optar por participar do “Programa Parceiro Cultural”, que visa a contemplar propostas inovadoras, experimentais e/ou continuadas, incentivando a produção da cultura local, democratizando o acesso ao “Paschoal” e estimulando a popularização de obras produzidas na cidade. O valor arrecadado pelo Programa será utilizado pela Funalfa para retroalimentar as políticas culturais do município.

O prazo de inscrição é até 4 de junho, para ambos os editais. As inscrições recebidas serão analisadas até 15 de junho, e o resultado, divulgado até dia 19 do mesmo mês, no Diário Oficial do Município e nas redes sociais da Fundação. A Funalfa está localizada na Avenida Barão do Rio Branco, n° 2.234, Centro.

Decreto da Lei Murilo Mendes

Ainda em coletiva, o prefeito Antônio Almas assinou o decreto que regulamenta a edição deste ano da Lei de Incentivo à Cultura “Murilo Mendes”. O edital, que está em fase de finalização, apresentará mudanças em relação aos anos anteriores, como a possibilidade de inscrição on-line, o aumento de pareceristas, inclusive de outras localidades, e o aumento do teto dos projetos para R$35 mil.

 

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.