A cor do turismo é verde. A beleza não tem fim em viagens que têm o ecoturismo como destino. Nas próximas semanas vou escrever sobre destinos de ecoturismo puro, tanto no Brasil quanto no exterior. É época de ecoturismo, quando as chuvas escasseiam e a possibilidade de grandes aventuras.

Uma festa de cores, formas, relevos, texturas, movimentos e elementos que nem as mais belas palavras dão conta de descrever em sua plenitude. E quando não há o que dizer, o jeito é dar asas à imaginação e voar sobre rios, montanhas, dunas, árvores, cataratas, arco-íris, cachoeiras, jardins, desertos e demais patrimônios da natureza para experimentar a sensação que somente o ar puro, o canto dos pássaros, o toque a uma flor e o gosto da liberdade são capazes de despertar.

Chapada Diamantina é uma região de serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, situada no centro do estado brasileiro da Bahia. Foto: Divulgação

 

CHAPADA DIAMANTINA,se o assunto é ecoturismo, falou em Chapada! Conheça melhor esta joia baiana lapidada pela natureza e cobiçada por turistas do mundo inteiro.

Atrair espectadores e encantá-los de imediato. Estes são os dois poderes deste tesouro nordestino, de natureza baiana, conhecido como Chapada Diamantina. Quem já foi sabe: a região é uma preciosidade de valores, morros, serras, grutas, cânions e cachoeiras de beleza rara e valor inestimável.

Abrangendo a área de diversos municípios e tendo a cidade de Lençóis como a principal base turística para explorar a região, sua extensão territorial é tão gigantesca que somente o Parque Nacional da Chapada Diamantina se equipara, em tamanho, à capital paulista. Impressionante, não? Majestoso de qualquer ponto de vista, é justamente nele que se encontram dois dos pontos turísticos mais conhecidos do destino: o Vale do Pai, recanto natural superindicado para trekking e a famosíssima Cachoeira da Fumaça, a segunda maior queda d’água do país.

Considerado como o grande símbolo da Chapada, o Morro do Pai Inácio é a parada obrigatória em qualquer roteiro, pois de lá se tem uma vista panorâmica arrebatadora da região. Assistir ao pôr do sol deste ponto, a mais de mil metros do chão, é sempre uma ótima ideia, considerando que o céu se transforma em uma tela colorida e tinge o horizonte de laranja e amarelo em um espetáculo de encher os olhos.

Quer saber o caminho para chegar ao topo, não é? Basta fazer uma trilha de aproximadamente 25 minutos de subida. Mas não se assuste! Para facilitar o acesso, o trajeto conta com escadarias equipadas com corrimão e parapeitos. Depois de vencido este desafio, é só se preparar para curtir uma paisagem de (literalmente) tirar o fôlego.

Cercada por um verde abundante, é em meio a essa vastidão dominada pela natureza que surgem outras gratas surpresas guardadas pela Chapada Diamantina, como os lindíssimos poços Azul e Encantado, duas cavernas cintilantes que rendem imagens e experiências indescritíveis. Ah, e não se esqueça: ao contrário do poço Azul, no poço Encantado não é permitido entrar na água. E aí? Vamos partir para as próximas atrações deste passeio?

Jericoacoara é o município mais setentrional do estado do Ceará, que tem como atração natural principal a Praia de Jericoacoara. Foto: Divulgação

 

JERICOACOARA, neste destino cearense com cara de paraíso, a natureza é a personagem principal e se faz presente em cada cantinho.

Um refúgio de sombra e água fresca onde o maior esforço é o de pronunciar o nome do município que o abriga; Jijoca de Jericoacoara. Fora isso, quem viaja para essa antiga vila de pescadores de beleza incomparável só encontra dificuldade mesmo na hora de decidir entre ficar de pernas par o ar, apreciando a paisagem, ou se divertir com uma extensa lista de atividades.

Coração do Parque Nacional de Jericoacoara e a 300 km da capital Fortaleza, é de frente para o Oceano Atlântico que Jeri – apelido para os íntimos – se mostra um fabuloso destino de sol, mar e dunas, detentor de alguns dos melhores cartões de visita do ecoturismo brasileiro.

Tendo a Vila de Jeri como o principal centro hoteleiro da região, além de aproveitar a estada para curtir os atrativos e a paisagem cinematográfica da praia que a margeia, não deixe de recomendar um fim de tarde na Duna do Pôr do Sol, o lugar perfeito para assistir a um dos mais belos espetáculos da natureza.

Pertinho dali outro monumento natural que merece um registro é a famosa Pedra Furada, que pode ser acessada por uma trilha pelo Morro do Serrote ou após uma caminhada – em dias de maré baixa, vale ressaltar – pela Praia Malhada, a queridinha dos surfistas.

É na Lagoa de Jijoca, formada pelas lagoas Azul e do Paraíso, que Jericoacoara prova ser deliciosa de todos os jeitos: em águas doces e salgadas. Localizada nas imediações do Parque Nacional, entre os programas mais característicos dessa vizinhança de tirar o fôlego estão os tradicionais passeios de buggy, as excelentes condições para a prática de esportes aquáticos (windsurfe e o Kitesurfe são bem populares) e a contemplação da vista deslumbrante de um dos lugares mais confortáveis do mundo: uma rede submersa. E tem muito mais ……

KRUGER E PILANESBERG, na África do Sul – o ecoturismo fala mais alto nesses dois parques, perfeitos para viver uma experiência simplesmente animal.

Qual é o primeiro lugar que vem à sua mente quando você pensa em um autêntico safári? Se a sua resposta for o continente africano, parabéns! Você está no caminho certo para conhecer um dos locais mais fantásticos do planeta. Que dá um show nos quesitos aventura, diversão e vida selvagem.

Com 9 milhões de hectares de área protegida e biodiversidade riquíssima, a África do Sul apresenta um conjunto de ecossistemas que pode ser explorado de pertinho por meio dos famosos Game Drives (nome pelo qual são chamados os safáris), realizados, em sua grande maioria, no Kruger e no Pilanesberg, dois dos principais parques nacionais do país.

O leão, o elefante, o búfalo, o leopardo e o rinoceronte formam, juntos, um quinteto e tanto, chamado por muitos como “Big 5”. E são justamente esses alguns dos ilustres anfitriões do Kruger National Park, destino consagrado quando o assunto são safáris. Oferecendo grande quantidade de passeios personalizados, clássicos ou luxuosos, além da visita, a pé ou de carro, que permite a observação dos animais em seu habitat natural, nas imediações do Kruger é possível se hospedar nas reservas privadas (chamadas de Game Lodges) e desfrutar benefícios exclusivos, como tours particulares que exploram áreas restritas ao público em geral.

A localização é um diferencial à parte: na cratera de um vulcão já extinto. Mas, mais que isso, o Pilanesberg National Park é um completíssimo refúgio ecológico sul-africano, servindo de morada para mais de 7 mil animais – incluindo, claro os extraordinários Big 5. Já sabe o que isso significa, certo? Câmera a postos, sempre! Distante de Joanesburgo cerca de 2horas e meia de carro (são quase 200 km), fora a possibilidade de participar dos safáris, o parque disponibiliza outras atividades de tirar o fôlego, como passeios de balão e caminhadas exploratórias. Contudo, se a ideia for aproveitar a estada para relaxar em meio à natureza, vale apostar no conforto das acomodações quatro e cinco estrelas instaladas no complexo. Muito fácil se apaixonar pela África.

 

DICAS DE VIAGEM

– Há aplicativos que ajudam a se achar no aeroporto?

O app GateGuru (Android, IOS, WINDOWS; grátis), desenvolvido pelo TripAdvisor, traz informações e mapas dos principais aeroportos do mundo: mostra qual é o portão e o terminal de embarque do seu próximo voo.

– Comissário pode prender um passageiro?

O Código Brasileiro de Aeronáutica determina que o piloto é a autoridade máxima dentro do avião, estando acima de qualquer outra pessoa a bordo, ainda que ela seja um político, um policial ou um militar. Isso dá autoridade suficiente para que o piloto mande a tripulação conter fisicamente um passageiro descontrolado, em situações sem possibilidade de diálogo. Segundo a Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac), a bordo sempre existem fitas “tié wrap”, que podem ser empregadas para imobilizar braços e pernas ou até mesmo prender o (a) arruaceiro (a) no assento.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.