Settra inspeciona veículos que prestam serviço de táxi na cidade

Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza a vistoria anual do serviço de táxi, atendendo ao Artigo 35 do Decreto nº 3.180, de 28/12/1984. A ordem de verificação ocorre pelo número da placa, sendo que os veículos de final 1, 2 e 3 já foram fiscalizados, e até esta sexta-feira, 27, será concluída a inspeção das placas com final 4. Os números 5, 6 e 7 estão agendados para maio, enquanto que 8, 9 e 0 para junho.

Neste ano, a vistoria traz como obrigatoriedade para os carros da licitação 007/2014 a implantação do sistema biométrico, além do taxímetro e rastreador (GPS) e a câmera de monitoramento. Estes equipamentos são previstos na licitação do táxi.

O sistema biométrico permite transmissão de dados a distância, o que facilita, por exemplo, ação durante situações de risco e na logística dos carros. Com ele, também é possível identificar o motorista como cadastrado na Settra, o seu tempo de trabalho e o trajeto realizado pelo veículo.

As câmeras são para dar mais segurança a taxista e passageiros. O equipamento possibilita a gravação de vídeo e áudio das pessoas dentro do veículo. Caso aconteçam situações com roubo ou prestação de serviço fora da conduta normativa, as gravações podem ser usadas para apuração dos fatos.

Setenta e três por cento dos táxis que participaram da última licitação já estão com o sistema biométrico instalado. As câmeras estão presentes em todos eles. De janeiro até este mês, a Settra, através do Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito (DFTT), já autuou 41 taxistas por não estarem com o sistema biométrico instalado, e os permissionários devem pagar multa no valor de R$67,73.

Outros itens analisados durante o procedimento são pintura, programação visual, condições externas do veículo, parte mecânica, limpeza e higiene, conforto, pneus, amortecedores e equipamentos obrigatórios, entre outros. Caso o automóvel seja reprovado, o permissionário terá prazo para regularizar o defeito encontrado, tendo que passar, posteriormente, por outra vistoria. Quem não comparecer à vistoria terá autuação no valor de R$59,77, podendo ter o veículo apreendido.

Para passar pela inspeção, os permissionários devem comparecer à sede da Settra (Rua Maria Perpétua, nº 72, 5º andar, Bairro Ladeira), retirar a guia de vistoria e efetuar o pagamento na rede bancária. Em seguida, deverão ir ao Terminal Rodoviário “Miguel Mansur” (Avenida Brasil, nº 9.501), nos horários de 8h30 às 14h, de segunda a sexta-feira, munidos dos documentos: cartão de identificação do veículo, carteira de motorista de táxi (permissionário), alvará 2018 ou termo de permissão, Carteira Nacional de Habilitação, certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV), seguro 2018, Certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e comprovante de pagamento da taxa de vistoria.

 

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.