O que o filme Pantera Negra nos ensina sobre estratégia de negócios?

Se você, assim como eu, gosta muito de ir ao cinema, este artigo é para você. O mais novo sucesso Marvel é uma grande oportunidade para tirar belos insights sobre o mundo dos negócios. Não acredita? Confira:

 

O recente filme de super herói, alcançou a marca de poucos filmes ao se tornar uma das dez maiores bilheterias da história, alcançando um faturamento na casa dos bilhões de dólares e em tempo recorde. Segundo o investidor Sean Wise, em uma matéria para o periódico Inc, o filme está repleto de exemplos da “Estratégia Oceano Azul”.

 

A estratégia

 

Ao aplicar uma fórmula comprovada de sucesso para filmes de super-heróis buscando aplicá-la em um mercado completamente novo, Sean Wise prova seu ponto. Afinal, em um mundo repleto de filmes de super heróis, é muito mais fácil conquistar um público novo (oceano azul), do que satisfazer um mesmo público já tomado pela concorrência (oceano vermelho). Veja os três insights que a estratégia aplicada nos ensina:

 

Insight 1: Vá onde a concorrência não te veja

           

Muitas empresas novas e startups passam por essa dificuldade, uma vez que são modelos de negócios com orçamentos e recursos bem reduzidos, o que dificulta sua capacidade de competir. Por isso, o caminho é ir onde sua concorrência não está prestando atenção. Observar seu modelo de negócios e planejar a sua evolução é um dos caminhos comprovados para o sucesso de novas empresas

 

O filme Pantera Negra conseguiu chegar a um novo nicho de mercado, tornando-se referência para os próximos filmes que o tentarem alcançar.

 

Insight 2: Velhos produtos para novos mercados

 

Em um ambiente cada vez mais competitivo, conquistar mercados novos com produtos que já foram validados é mais fácil do que validar produtos novos. Não é à toa que Pantera Negra utilizou uma fórmula de filme já aceita por boa parte do público consumidor. A dica aqui é sempre partir do princípio de tentar expandir o mercado com produtos que já funcionam para o seu público

 

Insight 3: Novos produtos para velhos mercados

 

Se a sua empresa busca atuar em um mercado já mapeado pela concorrência, a única forma de se fazer valer é trazendo um upgrade, um elemento extra ao produto que já vem sendo praticado. Sean Wise utiliza como exemplo o filme “Deadpool” que agregou elementos de humor e meta-ficção aos já conhecidos filmes de super heróis.

Para que a sua inovação ganhe fôlego, comece com a sua base de clientes mais confiáveis. Eles darão o feedback que você precisa para avançar.

 

Além desses insights, o universo de “Pantera Negra” traz muitos elementos originais, criatividade e novidades para a área. É um filme que recomendo muito. Lembre-se de não tentar novos produtos para novos mercados. Esse é um erro comum e que foge desta estratégia. Ah! É importante saber que nenhum oceano fica azul para sempre. Até a próxima!

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.