Parque da Lajinha recebe plantio de 13 mil mudas nativas da Mata Atlântica

Aproximadamente 13 mil mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica estão sendo plantadas no Parque Natural Municipal da Lajinha. A ação é realizada pela empresa MRS Logística, por meio de compensação ambiental, devido intervenção em área de preservação permanente. O plantio está sendo promovido em oito dos 30 hectares da zona de reflorestamento do parque. De acordo com o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), a compensação é mecanismo para contrabalançar impactos sofridos pelo meio ambiente, identificados no processo de licenciamento ambiental, no momento da implantação de empreendimentos. Em Minas, a Deliberação Normativa do Copam nº 94 (12/4/2006) estabeleceu diretrizes e procedimentos para sua aplicação em empreendimentos considerados de significativo impacto.

Entre as espécies estão angico-branco, embaúba, aroeira brava, ingá, ipês amarelo, rosa e tabaco, jenipapo, coqueiro jerivá, paineira, palmito jussara, jacarandás branco, mimoso e ferpudo, jatobá, pau brasil, pindaíba e pinheiro do paraná, entre outras.

 

O PARQUE

O Parque da Lajinha possui aproximadamente 86 hectares, em sua maioria com vegetação nativa, sendo 10% desta área de acesso ao público. O local conta com coreto, bonde, quiosque, viveiro de plantas, lago, cachoeira, trilhas e jardins, que compõem a diversidade de atrativos naturais para lazer ativo e contemplativo.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.