O aumento nos casos de depressão, ansiedade e outros distúrbios mentais que tem levado cada vez mais pessoas a cometerem suicídio no país, chamaram a atenção das autoridades de saúde que, em 2014, criaram a campanha “Janeiro Branco”, que visa conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Incluída recentemente no Calendário Oficial do Município, por meio da Lei 13.517 de 2017 de autoria do vereador Adriano Miranda (PHS), neste ano, a primeira edição do movimento em Juiz de Fora será repleta de ações alusivas à causa.
Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, serão realizadas palestras, debates e discussões sobre a forma com que são encaradas essas doenças pela população e as maneiras de tratamento e prevenção. Segundo a gerente do Departamento de Saúde Mental (Dsme) da Secretaria de Saúde (SS), Andréia Stenner, a campanha possibilita uma discussão mais ampla sobre o assunto. “É um momento que nos faz refletir sobre a vida. Sobre adotar uma rotina mais regrada, alternativas de lazer, diminuir os fatores de estresse e as maneiras de enfrentar a vulnerabilidade. É importante apresentar essa perspectiva, não só no sentido de pensar na questão do tratamento da saúde mental, mas pensar sobre os fatores protetivos que irão cuidar da mente de maneira mais ampla”, afirma.
Para o vereador Adriano Miranda, as atividades reforçam a necessidade de melhorar o atendimento que é oferecido para os portadores da doença. “As pessoas que sofrem com transtornos mentais encontram uma barreira muito grande. Em alguns casos, elas desconhecem a doença, o que faz com que elas não busquem auxílio. O Janeiro Branco vem com esse viés, conscientizar e falar para a população sobre as doenças. Evidentemente, que ele também evidencia que é preciso melhorar o atendimento na rede de saúde, que, nesta área, ainda é carente. Na medida em que as pessoas descobrem os problemas, automaticamente elas procuram ajuda e cobram do poder público melhorias”, diz.
AÇÃO DA PREFEITURA
A Secretaria de Saúde está com as inscrições abertas para a mesa-redonda “Saúde Mental e Atenção Psicossocial: tecendo redes de cuidados e direitos”, até o próximo dia 25. A atividade, que faz parte do Janeiro Branco, será realizada no dia 26, das 9 às 11 horas, no Auditório do Centro de Vigilância em Saúde (Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória). O evento é direcionado para os servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e público externo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail dsme@pjf.mg.gov.br.