A Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito, Meio Ambiente e Acessibilidade, representada pelos vereadores Zé Márcio (PV) e Júlio Obama Jr. (PHS), se reuniu nessa terça-feira, 16, com representações do Consórcio Manchester, que administra uma das áreas de atuação do transporte coletivo urbano de Juiz de Fora. Atualmente o transporte coletivo da cidade conta com dois consórcios denominados Manchester e Via JF, que operam em três áreas definidas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
A reunião teve como pauta a solicitação dos representantes do Consórcio Manchester em apresentar para a PJF, por meio da Comissão de Urbanismo, um estudo realizado por eles, no qual apontam um desequilíbrio financeiro entres os consórcios que administram o transporte coletivo da cidade.
Os representantes afirmaram nesta reunião que o consórcio segue os termos previstos no contrato firmado entre os consórcios e a PJF e mesmo assim vem sofrendo prejuízos com este desequilíbrio entre os consórcios. Eles também afirmaram que a Prefeitura tem o papel de mediar o equilíbrio econômico do Sistema de Transporte entre os consórcios e não vem cumprindo com este papel. Por isso, recorreram à Comissão na tentativa de intermediar esta solicitação da apresentação deste estudo econômico para buscar o equilíbrio financeiro entre os consórcios.
Presidente da Comissão, o vereador Zé Márcio (PV) explicou quais medidas a comissão irá tomar após a reunião. “Nós recebemos a solicitação do Consórcio Manchester para que nós da comissão os recebêssemos para tratar da apresentação de documentos para que possamos auxiliá-los junto à Prefeitura visando o equilíbrio financeiro previsto em contrato entres os dois consórcios que operam na cidade. Após este encontro, nós iremos encaminhar o estudo que nos foi apresentado para o Executivo e para a Settra, que é a secretaria responsável pelo transporte coletivo, solicitando uma manifestação sobre esta questão que nos foi apresentada. A comissão irá seguir defendendo o interesse público para que não haja qualquer tipo de problema no sistema que opera o transporte coletivo em Juiz de Fora. Esperamos que a comissão possa ajudar a resolver esta situação da melhor maneira possível.”
Fonte: Assessoria