O Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Júlio Gasparette, empresário e ex-vereador, começou sua vida esportiv no futebol amador, no antigo Industrial Mineira, do bairro Democrata e atuou como jogador profissional pelos principais clubes da cidade, Sport Club Juiz de Fora, Tupi e Tupynambás, além de ter sido presidente do Periquito em três oportunidades.
Junto à sua equipe na SEL assumiu o desafio de aproximar a população juiz-forana ainda mais do esporte, fazendo melhorias na cidade para atender as reais necessidades do cidadão na área desportiva, clubes e entidades parceiras.
Em entrevista exclusiva ao Diário Regional, o secretário de Esporte fez um balanço das atividades realizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer em 2017 e anuncia novos projetos para o ano que se inicia. Ele destaca também as novidades para o estádio Mário Helênio, a situação do ginásio poliesportivo jornalista Antônio Marcos, destaca as competições de futebol e futsal e o ranking de corridas de rua e fala sobre osw sonhos para 2018.
Estádio Municipal Mário Helênio: revitalização
“O Estádio Municipal foi um dos grandes feitos do ano de 2017. Além do placar eletrônico – que era um sonho desde a inauguração – e que me deixou muito honrado por fazer parte desse momento histórico na cidade, estamos com vários obras em andamento. A pintura das arquibancadas, gradeamento e demais áreas foi possível pela parceria com a cervejaria Antuérpia, por meio de chamada pública. Fizemos também reforma das cabines, entrada principal e projetamos o nosso sonhado vestiário feminino do lado de fora do estádio, que ainda não temos.”
Projetos confirmados
A Secretaria de Esporte já tem a programação para o próximo ano. “Torcemos para que todos os departamentos estejam com a situação bem tranquila para continuar nosso trabalho. O Ranking de Corridas de Rua está com agenda pronta, com onze corridas para 2018, uma por mês. O departamento responsável pela área de futebol também está com o calendário para o próximo ano: a Copa Juiz de Fora (Copa CAEM) Copa Prefeitura Bahamas de Futsal e Futebol e o Festeru, Festival das Escolas Rural. Os Jogos Intercolegiais também já estão programados assim como as atividades paralímpicas”, projetou o dirigente.
Futebol amador
Os projetos de melhoria não param para o futebol amador e comunidades. “Alguns campos já temos o recurso aprovado para melhorias em 2018. Também trabalhamos a parceria junto com uma empresa da cidade para o campo do Cerâmica, onde queremos transformá-lo em uma praça de esporte com vestiários, banheiros femininos e masculinos. Lá já tem iluminação, mas pretendemos melhorar muito. Outros locais também: como por exemplo o campo do Lacet, que também estamos com processo de licitação para colocar grama sintética, banheiros e tudo. E outros campos que estamos trabalhando com a gêrencia dessa área para avaliar o que podemos melhorar.”
Comunidades e metas
“Temos vários projetos em vários bairros da cidade, onde atendemos mais de 7 mil pessoas por mês: de criança de um ano à terceira idade. Outro meta é para que tenhamos funcionários suficientes na secretaria. Os professores de educação física, são cedidos pela educação e pela SARH.
Queremos no futuro conseguir mudar a lei para que possamos ter um concurso com pessoas especializadas para compor a secretaria de esporte e lazer”, comentou Gasparette.
Ginásio Poliesportivo: retomada das obras
“As obras do ginásio avançaram neste ano. A empresa que ganhou a licitação concluiu as obras das arquibancadas, recuperou as construções iniciadas e deterioradas e avançou nas áreas de escape. Entretanto, a empresa teve o contrato rescindido pela Prefeitura de Juiz de Fora. De acordo com o edital de licitação, a empresa segunda colocada foi chamada para a retomada das obras. Nesse momento está na fase burocrática de avaliação de documentação, ajuste do contrato e aval da Caixa para o reinício dos trabalhos. A expectativa é que no primeiro trimestre os trabalhos continuem.
Balanço positivo e realizações marcaram
De acordo com o secretário de esporte esse foi um ano muito positivo e de grandes conquistas:
“Nós temos que agradecer muito a participação da secretaria em 2017 em todos os departamentos que temos. Tivemos um ano positivo e de realizações, inclusive de coisas novas que a secretaria perdeu e neste ano voltamos a praticar, como por exemplo: o Intercolegial. Uma prova que nós perdemos nos anos anteriores e voltamos”, destacou Júlio.
Na área de esportes especializados, na área rural, a mesma coisa. Tivemos o FESTERU, núcleos em bairros que foi preciso mudar o espaço físico e conseguimos. No Estádio Municipal conseguimos começar várias obras, no Ranking de Corridas de Rua tivemos um calendário maravilhoso e já temos o calendário para 2018. O paralímpico, também criação da secretaria foi um sucesso. Espero concretizar nesse ano que chega um sonho de muitos anos que é a reforma do nosso prédio. Já temos aprovação do Ministério do Esporte”, lembrou.
Sonhos para 2018 e agradecimento à equipe de trabalho
“Primeiro temos que agradecer muito pelo o que passamos em 2017, com muita dificuldade, mesmo! Meu sonho como Secretário de Esporte é que em 2018 possamos resolver primeiro nossos problemas com os professores, os técnicos e executores dos nossos projetos, para que nenhum deles seja prejudicado, essa é minha maior preocupação, hoje.
E segundo, espero melhorar o que fizemos neste ano, foi um ano bom, mas sei que podemos melhorar. Por exemplo: O ranking de corridas que tivemos 15 mil atletas mais 3 mil da Corrida da Fogueira, espero ultrapassar esse ano mais de 20 mil atletas. O nosso atendimento (projetos comunitários) que estamos com 7 mil pessoas assistidas, pretendo melhorar. Mas tudo isso é sonho e trabalho.”
“Quero aproveitar o espaço e agradecer aos colaboradores da secretaria em 2017. Professores, supervisores, gerentes que trabalham direto comigo. Ao subsecretário Thiago Salles, que também não mede esforços para buscar solução para nós. E fazer com que a Secretaria de Esporte e Lazer se torne uma secretaria independente. Vou trabalhar muito para isso.”