A Liga de Futebol de Juiz de Fora, fundada em 22 de fevereiro de 1918 é uma das mais antigas e importantes entidades de administração do desporto da cidade, do estado e do país. Tupynambás Futebol Clube, Tupi Foot-Ball Club, Sport Club Juiz de Fora e SC Renato Dias foram as associações fundadoras da Liga, que nasceu com o nome de Sub-Liga Mineira de Desportos Terrestres. Mais tarde, em 1933, a entidade passou a chamar-se Associação Mineira de Esportes. Em 11 de novembro de 1942, ganhou o nome de Liga de Desportos de Juiz de Fora. Em 19 de dezembro de 1977, tornou-se Liga de Futebol de Juiz de Fora.
DIFUSÃO DO FUTEBOL
A Liga é responsável pela prática e difusão do futebol na cidade e região. Durante o ano a entidade realiza eventos nas várias categorias: começando pelo Dente-de-Leite (Sub-11), Mirim (Sub-13), Infantil (Sub-15), Juvenil (Sub-17), Juniores (Sub-20), Adulto (1ªe 2ª Divisões), Veterano e Máster. Também coordena a Copa Camisa 12 de Futebol Amador. Além disso, a entidade foi pioneira em introduzir o futebol feminino de maneira oficial no estado de Minas Gerais, na década de 90.
A Liga de Juiz de Fora tem hoje mais de 15 mil atletas inscritos, na faixa de 8 a 60 anos. Além do Campeonato Oficial da Cidade, contabiliza as Copas de Futebol Soçaite, Copa Juiz de Fora de Futebol Amador, Campeonato de Futebol Regional, Campeonato Regional de Futebol Júnior, Torneio de Aniversário da entidade e presta apoio técnico, disciplinar e de arbitragem nos principais festivais esportivos, campeonatos e torneios realizados pelas CAEM’S (campos de várzea que pertencem ao município). Ao longo dos 99 anos a entidade nunca fechou suas portas. Sem falar nos inúmeros jogadores que foram revelados por aqui e vestiram a camisa de grandes clubes do Brasil e até mesmo da seleção brasileira.
Centenário no ano que chega
“Esse para mim vai ser um dos melhores anos, eu prego para mim e para minhas filhas que somos feitos de história e quis Deus que eu juntamente com o vice-presidente Ricardo Wagner estivéssemos à frente da Liga comemorando esses cem anos, de alguma forma eu e eles ficaremos na história.
Temos que manter a credibilidade, manter o nome da entidade hoje em dia é difícil. Não é qualquer um que chega aos cem anos. Conseguimos cumprir na íntegra tudo que nos foi designado,”
O que melhorar para a próxima temporada? “Tenho uma preocupação grande com a formação de árbitros, precisamos divulgar mais a profissão para que os estudantes de educação física se interessem mais”, revelou Paulo Durães.
METAS CUMPRIDAS E TRABALHO QUE VAI ALÉM DO FUTEBOL
Mas o trabalho da Liga vai além do próprio futebol. Segundo o atual presidente da LFJF, Paulo Durães, há uma preocupação em formar grandes homens. “Queria que a Liga fosse mais reconhecida, resgatasse o tempo de outrora, que tivesse a visibilidade que ela muito merece. Nos campeonatos de base, os grandes clubes precisam se envolver. Tem que ter importância na criação e na base, não preocupar em formar só um grande atleta, porque de cada mil se forma um, mas sim se preocupar em formar um grande homem porque é o que estamos precisando hoje e muito por sinal,” comentou.
Metas do ano cumpridas
“Foi um ano bom, nós conseguimos cumprir na íntegra tudo o que foi combinado no início do ano. Além disso, atendemos várias comunidades. Nossa equipe fez um trabalho exemplar, eu quero no mínimo fazer o melhor que fizeram aqui. Ter 100 anos não é para qualquer um. Passamos mais um ano sem um dia de portas fechadas”, enfatizou.
Paulo fez questão de agradecer a todos os colaboradores que passaram pela entidade aos longo desses 100 anos. Todos os ex-presidentes, dirigentes, árbitros, mesários que escreveram nome na história da entidade e da cidade.
Para 2018 o dirigente espera um reconhecimento e apoio maior da Federação Mineira de Futebol. A Liga não recebe verbas federais, estaduais ou municipais para realizar competições ou para a manutenção. Mesmo assim um dos projetos para o ano que chega é qualificar e formar novos árbitros, além de reciclar cada dia os que já estão no quadro.
Para 2018 vem surpresas no ano do centenário da mais importante entidade do interior das Minas Gerais!