A Defesa Civil de Cataguases informou nesta manhã de terça-feira, 26, que ainda está com sua equipe nas ruas fazendo um balanço do temporal e vendaval ocorridos na tarde desta segunda-feira, 25, dia de Natal. A Energisa também divulgou no final da manhã um comunicado em que fala em “estragos e sérios danos à rede elétrica”, além das providências que está tomando para que a situação retorne à normalidade o mais breve possível.
O coordenador da Defesa Civil em Cataguases, Carlos Henriques Pires Júnior, ressaltou que os problemas registrados durante o temporal com ventos fortes se restringiram a destelhamento de imóveis, queda de árvores e o trasbordamento do córrego Lava-Pés, este último, recorrente a cada chuva mais forte na cidade. “Não tivemos nenhuma pessoa ferida, nem tampouco desabrigada, bem como também não ocorreram deslizamentos de terra ou queda de barrancos”, salientou.
Foram registradas quedas de árvores e destelhamento nos seguintes bairros: Centro, Bela Vista (BNH), Justino, Haidée, Popular e Vila Tereza, conforme revelou Carlos Pires. Ele informou também que choveu 31 milímetros sobre Cataguases na tarde desta segunda-feira, um volume considerado por ele “elevado” para um curto período de tempo. A equipe de Defesa Civil está percorrendo as regiões afetadas e a Prefeitura está realizando o trabalho de limpeza das ruas, disse o coordenador da Defesa Civil.
Em comunicado divulgado à imprensa no final da manhã desta terça-feira, a Energisa informou que a região de Ubá, Cataguases e Leopoldina foi atingida por “temporais e fortes ventos”. Ainda segundo o texto, “em função disso foi registrado um volume de ocorrências emergenciais 60% maior nesta segunda comparando-se com a média dos demais dias do mês de dezembro, o que acarretou no enquadramento de Dia Crítico para empresa.”
De acordo ainda com o comunicado da Energisa “equipes da empresa foram reforçadas de imediato e o fornecimento de energia foi restabelecido para a grande maioria dos clientes afetados na tarde de segunda.
A empresa continua trabalhando em tempo integral com equipes extras para solucionar as ocorrências isoladas pendentes e normalizar o atendimento ao todos os clientes.” A nota acrescenta que a Energisa está preparada para enfrentar situações de emergência e sistemas automatizados que permitem “agilizar a recomposição do sistema”.
O texto termina indicando o site da empresa e suas páginas nas redes sociais como forma de atendimentos imediatos, além da utilização do aplicativo Energisa On.
Fonte: Da redação/Marcelo Lopes