Após mobilização realizada por funcionários do Itaú Unibanco e sindicalistas em uma agência na Avenida Rio Branco, no dia 27 de novembro, o bancário Heliton Clemente foi reintegrado às atividades na tarde dessa quinta-feira, 14. Segundo informações do Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e do Sul de Minas (SINTRAF-JF), ele havia sido demitido mesmo tendo estabilidade.
Ainda conforme informações da entidade, após tentativa de negociação com o banco, a diretoria do SINTRAF JF judicializou a questão e a 1ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora concedeu uma liminar que declara nula a demissão.
Clemente é bancário há 24 anos e desde 2010 trabalha no Itaú. A advogada credenciada ao Sindicato e responsável pelo processo, Drª Cláudia Vieira Campos, informou que o banco “desconsiderou a estabilidade do trabalhador e alegou baixo desempenho para a demissão”. Ela alerta a categoria para que, em casos como este, o funcionário rejeite a demissão e procure o sindicato a fim de buscar orientação jurídica.
Da redação/Assessoria