Programa de Castração do Dcan está próximo de atingir 19 mil operações

Desde seu início, em 2013, até 2017, o Programa de Castração está próximo de alcançar o marco de 19 mil operações. As cirurgias são realizadas por meio do Castramóvel e através de clínicas veterinárias conveniadas ao programa. O projeto faz parte de uma ação desenvolvida pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

Para a gerente do Departamento de Controle Animal (Dcan), Miriam Neder, o principal objetivo do Programa de Castração é a diminuição do abandono: “Já estamos observando uma redução no número de animais errantes e acreditamos que, em poucos anos, a diferença será significativa”.

O médico veterinário do Canil Municipal, Fábio Valverde Barbosa, alerta a população sobre os benefícios do procedimento: “A castração previne o surgimento de tumores na mama, no caso das fêmeas. Em relação aos machos, evita a hiperplasia prostática, uma doença que causa o aumento da próstata, fazendo com que o animal tenha dificuldade de urinar, gerando uma infecção urinária. Além disso, beneficia a convivência entre animais da mesma residência”.

O veterinário explica que a castração também reduz o número de partos de cadelas errantes na cidade e, consequentemente, a população de cães e gatos abandonados nas ruas. Isso diminui riscos indiretos, como: acidentes com automóveis, mordidas e transmissão de doenças para os seres humanos.

O cadastro no Programa de Castração é feito por telefone, através do número 3690-3545. O proprietário responde a um questionário, informando porte do animal, idade, raça, condição de saúde, se passou por um procedimento cirúrgico ou tratamento recente, ambiente em que habita e se existem outros animais no local. Antes do procedimento, é recomendado ao proprietário que o animal fique em jejum de 12 horas.


 Fonte: Assessoria/ PJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.