EPAMIG inicia obras do centro de capacitação do Instituto de laticínios Cândito Tostes

A EPAMIG deu início às obras que irão transformar o antigo prédio de dormitórios do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, em Centro de Capacitação em Laticínios. Os recursos de cerca de R$1,2 milhão são provenientes do PAC/Embrapa e prevêem ainda reforma da oficina e do almoxarifado e revitalização de todo o entorno do prédio, com obras de pavimentação, paisagismo e iluminação.

De acordo com o chefe geral da EPAMIG ILCT, Cláudio Furtado Soares, a ideia é criar um ambiente propício à inovação. “Com o Centro de Capacitação teremos instalações adequadas para potencializarmos os cursos destinados à indústria e aos produtores de lácteos do Brasil e até de outros países, além de contarmos com toda estrutura dedicada ao desenvolvimento de novos projetos em parceria com outras instituições”, afirma.

O Centro de Capacitação ocupará os três pavimentos do prédio reformado, cujo projeto prevê a criação de 14 salas de aula, salas de estudo individual e coletivo, sala multimeios e de reunião, além de 12 apartamentos com banheiros privativos para hospedar interessados em participar dos cursos de pequena duração do ILCT.

O espaço abrigará ainda os laboratórios de efluentes, de análise sensorial, do núcleo de ensino de ciências e tecnologia, de físico-química e de microbiologia, e de P&D direcionados a atender as empresas interessadas em investir na pesquisa e no aperfeiçoamento de produtos. Todo o prédio contará com recursos de acessibilidade e banheiros adaptados a pessoas portadoras de necessidades especiais.

Revitalização interna
Além dos recursos do PAC, o ILCT foi contemplado com R$ 250 mil provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão, que serão destinados à revitalização do espaço interno de convivência de funcionários e alunos. O refeitório e a biblioteca serão reformados e o pátio será recuperado. O recurso já está assegurado e o processo de licitação para início da obra está previsto para 2018.

As obras representam o resgate da tradição da instituição como referência em ensino, pesquisa e difusão de tecnologia em leite e derivados no Brasil e no exterior. O ILCT contribui há 82 anos para o crescimento da indústria brasileira de laticínios, desenvolvendo e difundindo tecnologia, capacitando pessoal para o setor e formando técnicos que atuam nos segmentos da cadeia de lácteos por todo o Brasil e em outros países.


 Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.