Saiba dicas simples de como evite o prejuízo com a conta de luz

Desde o início deste mês, a conta de luz está mais cara e a tendência é que a cobrança extra pela energia continue por mais um tempo. A política de bandeiras tarifárias repassa ao consumidor o custo mais alto da geração de energia nos períodos de estiagem. Para cada 100 kWh, o consumidor pagará R$5 extras.

Em tempos de contas salgadas, economizar é ainda mais urgente. E nesse caso, pequenas mudanças de hábitos fazem diferença. O primeiro e mais básico cuidado é ficar de olho nas lâmpadas acessas à toa. Além disso, dê prioridade a lâmpadas econômicas, como as de led, principalmente nos cômodos que passam a maior parte do dia ocupado e iluminado. Aproveitar a luz natural também é ótima maneira de economizar.

Ninguém tem que sair investindo uma grana em novos equipamentos apenas para economizar energia, mas é importante que o consumidor passe a considerar a eficiência energética sempre que trocar um eletrodoméstico; a preferência deve ser daqueles com o selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Outra medida relativamente simples é o posicionamento da geladeira na cozinha. Preferencialmente, ela não deve ficar próxima ao fogão, exposta ao sol, ou muito encostada a paredes e moveis. Tais cuidados evitam que ela use mais energia para resfriar os alimentos.

Chuveiro deve ser limpo

Quando a temperatura sobe, o consumidor pode aproveitar e trocar a chave do chuveiro para o modo verão. Só de fazer isso, o consumo já cairá. O chuveiro também precisa ser limpo com frequência e as resistências devem ser originais. A limpeza também colabora com a eficiência de luminárias, pois aumenta a luminosidade, reduzindo a necessidade de mais lâmpadas.


 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.