Educadoras da rede municipal de JF são contempladas no “Prêmio Professores do Brasil”

“Eu quero aquela cor. Como ela chama? Hummmm… Azul?” Foi percebendo como esses questionamentos aconteciam com frequência em sala de aula que as professoras da Escola Municipal (E.M.) Bonfim, em Juiz de Fora, Andrea Rodrigues de Oliveira e Keila Cardoso, desenvolveram o projeto “Identidade, Arte e Literatura: Uma Parceria Colorida”, contemplado na categoria “Educação Infantil: Pré-Escola”, na décima edição do “Prêmio Professores do Brasil”.

Vencedor da fase estadual, o projeto foi desenvolvido com alunos de educação infantil durante dois meses, em 2016. Inspirado no livro de Drew Daywalt, “A Revolta dos Gizes de Cera”, o projeto contemplou a familiarização das crianças com as cores, com o mundo da comunicação (através das cartas enviadas pelos gizes) e das artes visuais, além de importantes conversas sobre sentimentos e características, sobre ter um olhar atento ao outro. “O livro apresenta queixas sobre suas características e levamos essas questões para serem trabalhadas dentro de sala de aula, fazendo ponte com as experiências dos alunos, sempre com um poema envolvido”, explicou Andrea.

As professoras então digitalizaram as cartas que chegavam para os alunos todas as semanas. Elas eram interpretadas pelas crianças através de mosaicos, pinturas, desenhos de figura humana, mistura de cores, recorte e colagem, além da releitura de obras de renomados artistas, tornando-os assim conhecidos para os educandos. Os trabalhos eram expostos semanalmente nas paredes da escola e foi finalizado com portfólio compartilhado com pais e alunos. O trabalho possibilitou a ampliação de conhecimento sobre artes e artistas, transformando a escrita numa forma de comunicação divertida.

A diretora da escola, Nyvea Rosa de Castro, avaliou o projeto como inovador: “Esperamos que essa experiência seja exemplo para os educadores de forma geral. Que se torne prática a busca por descobrir novas formas de introduzir a arte no ambiente de sala de aula.” Ela ressaltou ainda que “essa premiação foi um ganho que expressa a tamanha importância que o trabalho agrega, enriquecido durante anos e expressado através de desenhos livres.”

O projeto segue concorrendo nas categorias regional e nacional do “Prêmio Professores do Brasil”.


 Fonte: Assessoria




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