Atleta do Projeto CRIA-UFJF conquista medalha de ouro em jogos Sul-Americanos escolares no Chile
Pedro Henrique Oliveira, atleta do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria/UFJF), conquistou medalha de ouro na prova dos 2 mil metros com obstáculos nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. A competição foi realizada no Estádio Nacional de Santiago, no Chile, entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro, e as provas finais de atletismo aconteceram nos dias 7 e 8.
Bem colocado no ranking nacional na categoria sub-18 dos 3 mil metros, Pedro participou da competição como representante da seleção brasileira de Atletismo. A princípio, a prioridade do atleta era a competição dos 3 mil metros, na qual conquistou o bronze com a marca de 9m10s. Porém ele surpreendeu ao completar a prova dos 2 mil metros com obstáculos em 6m15s, sendo o primeiro colocado.
Na classificação geral dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, a delegação brasileira ficou em primeiro lugar, conquistando 23 medalhas no total – dez de ouro, nove de prata e quatro de bronze. Em segundo lugar ficou a delegação colombiana, com 21 medalhas, seguida pelas delegações argentinas e chilenas, com 15 medalhas cada uma.
“Ele foi com boas chances, pois, no atletismo, o Brasil é um dos mais fortes da América do Sul; então esperávamos bons resultados. Mas o ouro nos surpreendeu e nos deixou muito felizes, porque ele merece”, conta seu treinador, Jorge Perrout, professor do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação e Desportos (Faefid) e coordenador do Cria. Pedro, que tem 15 anos, treina na pista de atletismo da Faefid há cinco anos e agora foca no Campeonato Brasileiro Escolar, que disputará pela Seleção Mineira de Atletismo, e será realizado em Brasília, no mês de novembro.
Alexandre Ank vence o 51º Campeonato Brasileiro de Tênis de mesa
O mesatenista de Juiz de Fora, Alexandre Ank, conquistou nesse fim de semana, a medalha de ouro na categoria individual, no 51° Campeonato Brasileiro de Tênis de mesa Equipes e Individual na cidade de Toledo – PR.
O atleta venceu o paulista Ivanildo de Freitas, por 3 sets a 2 de virada garantindo a medalha de ouro. Por equipe terminou a competição em terceiro lugar, perdendo para a equipe de Goiás por 2 a 1.
“Competição foi muito boa. Com todo desgaste da viagem, conseguiu um resultado muito importante. Superei o objetivo inicial, que era chegar à final e garantir a vaga no Sul-americano e no Parapan. Nunca entro numa competição para ser segundo, sempre vamos para chegar às finais e ganhar. Consegui ser campeão brasileiro mais uma vez e a partir de agora é sonhar mais: buscar mais um título do Parapan e ficar mais próximo de Tóquio 2020. O caminho começa agora, esses resultados são importantes, somam pontos no ranking, ano que vem tem mundial. Tem que disputar para chegar forte à próxima Paralimpíada,” contou o atleta.
Com o resultado Alexandre garantiu a vaga para Sul-Americana de 20 a 24 de novembro, na Argentina. Para o Parapan Americano na Costa Rica de 28 de novembro a 4 de dezembro e Usopen em Las Vegas no período de 11 a 15 de dezembro. O mesatenista agora tenta arrecadar recursos para custear inscrições, passagens e hospedagens no exterior para as próximas competições.