A ex-astronauta Julie Payette se tornou nessa segunda-feira, 2, a nova chefe de Estado do Canadá, ao assumir o cargo de governadora-geral do país em representação da rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Julie foi empossada em uma cerimônia no Parlamento, com a presença das principais lideranças políticas do país, incluindo o primeiro-ministro, Justin Trudeau. A informação é da EFE.
O governador-geral do Canadá não é escolhido por votação popular, mas sim nomeado pelo primeiro-ministro para ser o representante da monarquia britânica, neste caso a rainha Elizabeth II, que é a chefe de Estado oficial do país. Julie substitui David Johnston, que assumiu o cargo em 1º de outubro de 2010, após ser nomeado pelo então premiê Stephen Harper.
Trudeau indicou Julie para o cargo em julho. A nomeação foi aprovada pouco depois por Elizabeth II. Normalmente, o governador-geral fica no cargo por sete anos.
Julie, de 53 anos e a quarta mulher a exercer o posto. Ela é engenheira e empresária e voou em duas missões espaciais, em 1999 e 2009, se mantendo em atividade como astronauta até 2013. A nova governadora-geral terá funções tanto constitucionais como cerimoniais. Constitucionalmente, o ocupante do cargo é quem convoca o Parlamento e assina as leis aprovadas no Legislativo para que entrem em vigor.
Além disso, a ex-astronauta terá que representar o Canadá e a monarquia britânica no exterior e é a responsável por convidar, de forma oficial, outros chefes de Estado a visitar o país.
Fonte: Agência Brasil