A data tão esperada por todos aqueles que fazem parte do Sport Club Juiz de Fora, diretores, conselheiros, ex-dirigentes, funcionários, sócios e torcedores, chegou. Fundado em 24 de setembro de 1916, o Sport Club é parte importante da história de Juiz de Fora, dando espaço e incentivo para o futebol, natação, vôlei e basquete na cidade. Completa neste domingo, 24, 101 anos de muitas glórias e conquistas.
Na manhã de sexta-feira, 22, foi inaugurado o memorial com toda a história do Sport com a presença da diretoria e toda a imprensa.
Algumas das obras no Memorial
1º de outubro de 1916: na administração do presidente Antônio Mourão Guimarães, foi inaugurada, no campo da Rua Benjamim Constant esquina com Santo Antônio, a Primeira Arquibancada Coberta do Estado de Minas Gerais. A data também foi a da inauguração da primeira sede própria do Sport Club Juiz de Fora. Mais tarde a arquibancada foi ampliada na administração do presidente José Procópio Teixeira Filho.
16 de janeiro de 1938: já sob a administração do inesquecível Francisco Queiroz Caputo, foi inaugurada a Primeira Piscina Suspensa da América do Sul. Na festa de inauguração foram realizadas diversas provas de natação, que contaram com a presença das maiores autoridades nacionais do esporte na época.
22 de setembro de 1940: duas grandes obras foram inauguradas no Sport. A Sede Social, com um luxuoso salão de baile, bar, sala de jogos, etc, e uma Quadra Poliesportiva, destinada principalmente à prática de vôlei e basquete.
Em coletiva na manhã de sexta-feira, o diretor de comunicação do clube, Márcio Guerra, revelou que o ex- presidente Francisco Queiroz Caputo foi escolhido para fazer parte de um dos maiores dirigentes do esporte brasileiro, em um memorial que será feito em Brasília com reconhecimento nacional pelo Ministério do Esporte. O presidente Francisco Queiroz Caputo escreveu seu nome no Guinness Book como o dirigente que por mais tempo dirigiu um clube esportivo: permaneceu por 55 anos consecutivos na direção do Sport Club JF. “Ele foi um grande homem para todo o crescimento do Sport e o memorial estará lá representando o Sport e Juiz de Fora,” comentou a atual presidente do Clube, quem organizou o memorial Carla Dias.
“Quem quiser e tiver um pouco da história desse clube para dividir com a gente como: fotos, jornais, obras, e quiser expor aqui no memorial é só entrar em contato conosco, na secretaria do clube ou entrando em contato no meu facebook,” relatou Márcio Guerra.
No local, foram expostos fotos, móveis e outros objetos que contam a história do Sport, um dos clubes mais tradicionais da cidade. O Memorial ficará numa sala anexa à sede social do clube, na Av. Rio Branco, 1303, Centro, Juiz de Fora. Aberto para visitação de todos e gratuito.
Por ser um dos clubes mais importantes do estado e um dos mais tradicionais do Brasil, o Sport sempre teve nomes ilustres entre seus associados e atletas. Como o do ex-presidente da República Itamar Franco, que atuou e foi campeão pelos times de basquete do Verdão na década de 1950. Outro ex-presidente da República que foi sócio do Sport foi João Batista Figueiredo. O ex-prefeito Tarcísio Delgado, além de sócio, sempre declarou abertamente ser torcedor do Verdão.
Em 1986, o presidente Francisco Queiroz Caputo e o Sport foram homenageados pela Escola de Samba Unidos do Grizzu, tendo sido tema do enredo.