Mesmo em um contexto de crise, o comércio eletrônico continua crescendo no Brasil. Segundo ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a modalidade faturou R$58,6 bilhões de reais no ano de 2016 e para o ano de 2017 está previsto um crescimento de 15%. Desta forma, em tempos de empreendedorismo online, todos querem migrar, investir e praticar o e-commerce que só cresce no país e no mundo.
Porém, é preciso ter em mente que não existe fórmula mágica e nem certeza de resultados. Um e-commerce de sucesso demanda muito planejamento e estratégias pontuais de marketing digital para fazer com que o projeto decole e dê resultados. Com a competição cada vez mais acirrada, muitos empreendedores se enganam achando que basta montar o site e pronto. Fizemos um post pensando em estratégias pontuais no layout do site e nas estratégias de marketing digital que valem a pena investir para obter melhores resultados:
#1 Design e usabilidade: Idealmente, para o marketing digital, cada página de um site deve ter um objetivo claro, seja divulgar um conteúdo, seja buscar a conversão. Para uma página de E-commerce, sugerimos que o site seja o mais amigável possível, sendo possível realizar uma compra (conversão) em não mais do que 3 cliques. Os CTA’s (Calltoactions), que são os botões que convocam para ação, devem estar em destaque e em posições estratégicas. A disposição dos produtos em “prateleira” deve ser clara e o site deve contar com filtros inteligentes que facilitem a busca. Tendo um fluxo de compras curto, o usuário cumpre rapidamente a sua jornada e logo já está apto a comprar mais.
#2 Conteúdo – Boas fotos: A menina dos olhos do marketing atual, o conteúdo é hoje a melhor ferramenta de prospecção de potenciais clientes. Somente com um bom conteúdo os consumidores, que são cada vez mais exigentes, serão atraídos. A dica é investir em imagens exclusivas, diferenciadas, descrições detalhadas.Inclua forma de uso dos produtos e opinião de outros compradores.
#3 Redes sociais – agregando valor à marca: Após abrir a loja virtual, o empresário precisa conquistar a sua clientela e divulgar a sua marca. A melhor estratégia de divulgação do seu e-commerce para atrair tráfego para o site, bem como para conseguir melhor performance, se dá através das redes sociais. Com uma página engajada no Facebook é possível fazer um trabalho de branding, valorizando a marca, estabelecendo um bom relacionamento com a base de fãs, mas também desenvolver uma estratégia de anúncios especializados para o público segmentado que você deseja impactar.
#4Página otimizada com um bom SEO: Um dos pontos principais para o sucesso do E-commerce é a otimização do site para um bom ranqueamento no Google. Uma forma de deixar a página mais competitiva é através de um bom trabalho de SEO -SearchEngineOptimization, um conjunto de métodos que aumentam a visibilidade da página para os buscadores como o Google, por exemplo. Além disso, é possível reduzir a taxa de rejeição, entre outras coisas. Links externos também ajudam a melhorar a “nota” da sua página para o Google, melhorando sua posição nas pesquisas.
#5 Fique de olho nas métricas online – Analytics: Uma das grandes vantagens do mundo virtual é que é possível monitorar e detalhar tudo o que acontece no site. O tempo que o usuário leva em cada página por exemplo, é uma boa métrica para compreender porque determinados consumidores estão desistindo de concluir a compra. Atividades no site, envio de e-mail marketing, atuação nas redes sociais, tudo pode ser monitorado. Todas estes dados podem ser mensurados com o Google Analytics, que é uma ferramenta do Google específica para métricas.
#6 Esteja sempre em constante evolução: Sempre orientamos nossos clientes no sentido de que um e-commerce sempre é uma peça inacabada. Necessita de constantes reparos e adaptações ao que o mercado digital está pedindo.
Autor: Adriano Sant’Anna, jornalista, pós-graduado em Marketing pela UFJF, atua no Marketing Digital há mais de 10 anos e é Sócio-Fundador da Plugin Web.