Além de estudantes de diversos cursos de nível superior, a palestra “Uma Marca de Propriedade: os Ex Libris na Biblioteca do Museu” reuniu, na tarde dessa última terça-feira, 19, várias pessoas interessadas no tema, apresentado pelos historiadores do Departamento de Acervo Técnico (DAT) do Museu Mariano Procópio, Priscila da Costa Pinheiro e Sérgio Augusto Vicente.
Os participantes conheceram mais sobre a pluralidade de itens da coleção de Alfredo Ferreira Lage, como os livros marcados com os “Ex libris”, em sua maioria, doados pela viscondessa de Cavalcanti, prima do colecionador. Os diversos símbolos, encontrados em mais de 60 livros da biblioteca do Museu, têm a função de identificar a quem pertence o item bibliográfico. Assim como as assinaturas, os carimbos e as dedicatórias, os ex libris contribuem para personalizar a obra e inseri-la numa coleção, dificultando seu extravio. Após a palestra, o grupo visitou a exposição com 13 reproduções ex libris, exposta no Parque do Museu.
Segundo José Garcia, aluno do curso de publicidade e propaganda, o interesse em participar da palestra surgiu pela curiosidade a respeito do tema, que é pouco conhecido. “Já tinha visto em um livro, mas não sabia sua real função, e pude aprender muito na palestra. Espero que tenham outras sobre mais curiosidades do acervo do Museu”. A palestra, assim como os minicursos realizados na instituição, são gratuitos, e os participantes recebem certificado digital que é aceito em várias faculdades e instituições de ensino como horas em atividades complementares.
Fonte: Assessoria