Semana Paralímpica em Juiz de Fora

A abertura da Semana Paralímpica ocorreu no sábado, 16. O evento é organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora e é aberto a todas as pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla, aos alunos(as) deficientes de programas da SEL, de entidades ou de escolas públicas e particulares, que queiram participar das modalidades de atletismo, bocha, futebol paralímpico, goalball, natação e polybat (ou tênis de mesa lateral).

Conheça as modalidades:

Futebol paralímpico – é praticado por atletas com paralisia cerebral, deficiência física, auditiva e intelectual. É uma alternativa de modalidade ao Futebol de 7, que é praticado apenas por paralisados cerebrais.

Polybat (ou tênis de mesa lateral) – surgiu como alternativa de esporte para pessoas que não conseguem praticar o Tênis de Mesa tradicional e nem são elegíveis para a bocha. Inclui pessoas com distrofia muscular, paralisia cerebral, ossos quebradiços, traumatismo craniano e outras limitações severas, como também deficiência intelectual e visual.

Bocha – é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. As provas podem ser individuais, em duplas ou por equipes, no gênero feminino e masculino. O objetivo é aproximar as bolas coloridas da branca.

Goalball – foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei, e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

Atletismo – é praticado por atletas com deficiência auditiva, física, visual ou intelectual. Há provas de corrida, salto em distância, lançamento de disco e arremesso de peso, tanto no feminino quanto no masculino, com disputas específicas.

Natação – acontece como na natação olímpica, tendo adaptações somente nas largadas, viradas e chegadas. Podem praticar deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.