A dança envolve sintonia, olhar, toque. E deu o tom do domingo, 10, no palco do Cine-Theatro Central, onde foi realizado o 18º Festival Municipal de Dança-Educação (Femde). A tarde foi mais especial para as 20 instituições de ensino da rede municipal que participaram, reunindo crianças e adolescentes das zonas rural e urbana. Com diversas temáticas, 650 crianças e adolescentes contagiaram e emocionaram as mais de duas mil pessoas da plateia.
“Sabemos da superação que é para muitos dos professores a montagem das coreografias, as performances alinhadas dos alunos. Essa é a importância do Femde. É um momento de retribuição, reconhecimento pelo trabalho realizado durante semanas. Mais uma vez, a presença maciça da plateia foi reflexo do trabalho realizado”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette.
Realizado desde 1999 pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, através das secretarias de Esporte e Lazer (SEL) e de Educação (SE), o Festival incentiva o desenvolvimento de aulas de Dança-Educação durante todo o ano nas escolas públicas municipais e projetos da Prefeitura. Um de seus principais objetivos é promover a inclusão social através de ações educacionais para a formação do cidadão crítico, produtivo e criativo, propiciando vivências e experiências de solidariedade, cooperação e superação através da dança.