Casos de assédio na UFJF motivam criação de campanha nas redes sociais

Fundo preto e os rostos na tela surgem relatando verdades ignoradas por muitas pessoas. A mensagem falada também aparece escrita na tela. “A igualdade entre os gêneros no trabalho não é um favor, é uma obrigação”, diz uma mulher. “Os seus vários diplomas não te dão direito de me constranger”, revela outra. Em exatos 59 segundos do vídeo promocional da “Campanha Relações Interpessoais e Assédio”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), publicado na sexta-feira, 25, no canal da instituição no YouTube, o que está subentendida, a cada frase, é a palavra “respeito”. A campanha é uma ação desenvolvida de forma conjunta entre as pró-reitorias de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil e as diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional.

Diante de atitudes abusivas que têm crescido e prejudicado o estado físico ou psíquico dos funcionários e alunos do campus, a Universidade promoverá três debates nos meses de setembro, outubro e novembro com as seguintes temáticas, respectivamente: “Assédio no ambiente de trabalho”; “Desafios no contexto universitário no enfrentamento do assédio”; e “O universo discente e as suas relações no contexto universitário”. A ação teve início na quinta-feira, 24, com discussão pautada pelo tema “Relações humanas e saúde no trabalho”. As inscrições para todas as palestras são gratuitas e podem ser feitas nos dias dos encontros. Será conferido certificado aos participantes.

O psicólogo José Roberto Heloani, professor da Unicamp, é um dos convidados para participar do evento, em outubro. Especialista em temas como estresse, organização do trabalho e assédio moral, o profissional tem inúmeros artigos publicados sobre o assunto e frequentemente é requisitado para falar sobre o tema nos principais veículos de comunicação do país.

De modo geral, os debates programados têm por finalidade promover discussões e reflexões a respeito da responsabilidade das pessoas na construção de relações de trabalho saudáveis em toda comunidade acadêmica, além de enfatizar o compromisso em coibir ações que possam caracterizar assédio ou outros tipos de violência nos ambientes acadêmicos.

A Professora da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Vânia Bara, que também integra a equipe da Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas da instituição, ressalta que o número de denúncias no campus vem aumentando. “Realizamos muitos atendimentos que passam pelo assédios moral (na maioria dos casos) e sexual. As pessoas não podem ser expostas a constrangimentos dessa natureza. Então, estamos abrindo esses espaços de debate a fim de estimular a conscientização e definir formas de combater a prática do assédio”, explica a docente.

PROGRAMAÇÃO

21 de setembro | 9h
Tema: Assédio no ambiente de trabalho
Convidadas: Ellen Rodrigues Brandão (professora da Faculdade de Direito/UFJF) e Teresa Cristina Soares (professora aposentada da Faculdade de Enfermagem/UFJF)
Local: Anfiteatro do Centro de Ciências

17 de outubro | 9h
Tema: Desafios no contexto universitário no enfrentamento do assédio
Convidado: Roberto Heloani (Unicamp)
Local: Anfiteatro de Estudos Sociais (Faculdade de Direito)

23 de novembro | 9h
Tema: O universo discente e as suas relações no contexto universitário
Convidado: Leonardo Barbosa (UFU)
Local: Anfiteatro de Estudos Sociais (Faculdade de Direito)




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.