Dando continuidade às suas ações, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de combate às gangues da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), realizou, na manhã dessa quinta-feira, 24, uma palestra com o jornalista e professor Ricardo Bedendo. O palestrante abordou o tema “Violência entre jovens – uma análise contextual”.
Em sua fala, Bedendo, que atuou por sete anos como jornalista na área de Segurança Pública, destacou a importância de um debate com e para os jovens. “Eu tive a oportunidade de vivenciar muitas questões relacionadas a esse tema e que certamente depois me provocaram a querer pesquisar e estudar um pouco mais”, conta. “Há questões sociais profundas que precisam ser compreendidas para que a gente possa mapear socialmente as questões que levam à violência, principalmente entre crianças e adolescentes, na sociedade”, complementou, ressaltando que o tema vai além do quesito policialesco.
Bedendo abordou, ainda, algumas das experiências vividas por ele na prática, destacando que essas informações podem ajudar na compreensão do cenário da violência vivido atualmente. “Eu considero de fundamental importância o entendimento do passado para que a gente possa compreender o presente e fazer alguma prospecção para o futuro”, afirmou, ressaltando o papel do jornalismo como um elemento fundamental de resgate da memória e de registro da história.
Para o palestrante, a CPI de combate às gangues tem tido papel de destaque no envolvimento e na mobilização da sociedade para discussão e busca de soluções para o tema. “Mobilizar todas as pessoas e instituições é fundamental para esse processo, para que possamos ir adiante”, finalizou.
A vereadora Sheila Oliveira (PTC), proponente do requerimento que criou a CPI, avalia a participação do jornalista na seção pública, que é a terceira realizada pela Comissão. “Tenho certeza de que o professor Ricardo vai contribuir muito para nosso crescimento, para nosso aprendizado e também para a questão da formalização de uma conclusão muito importante para a nossa CPI”, destacou.
A vereadora e presidente da Comissão, Ana Rossignoli (PMDB), ressalta a importância de uma seção que discorra sobre a Segurança Pública e comemora o envolvimento dos juiz-foranos nas ações da CPI. “As pessoas querem, de mãos dadas com o Legislativo, combater as gangues de Juiz de Fora, que não levam nossos jovens à nada, a não ser para o caminho da perdição”, afirma. “A palestra do professor Ricardo enriquece muito a nossa CPI. Em setembro estaremos fazendo o relatório desta Comissão, e entendemos que ela foi muito produtiva e de relevante valor para a sociedade”, finalizou.