Nesta segunda-feira, 21, a Prefeitura de Leopoldina divulgou a Portaria nº 257, de 18 de agosto de 2017, instaurando auditoria interna do sistema de veículos e transporte do município, para analisar a gestão de frota de veículos da municipalidade, bem como do sistema de oferta do serviço público de transporte gerido pelo município de Leopoldina e utilizado para a obtenção de políticas públicas essenciais ao cidadão.
A decisão do Prefeito José Roberto em instaurar a auditoria interna ocorre após o vereador José Augusto Cabral ter solicitado informações e iniciado uma fiscalização sobre a situação da frota de veículos da Prefeitura. Dentre os questionamentos feitos pelo vereador através do Requerimento nº 117/2017, de sua autoria, aprovado pela Câmara Municipal no dia 12 de junho, estão os valores gastos com combustíveis do começo do ano até a presente data, relatórios de viagens de todos os veículos com horário de saída e chegada com a respectiva quilometragem, dentre outros.
A Administração Municipal encaminhou resposta à Câmara, sugerindo uma consulta ‘in loco’ para análise da documentação, além de disponibilizar as secretarias para quaisquer outros esclarecimentos necessários. No final de julho, o vereador José Augusto Cabral, que é membro titular da Comissão de Viação e Obras Públicas da Câmara de Leopoldina, esteve no Paço Municipal juntamente com o Presidente do Legislativo, Pastor Darci José Portella, quando se reuniram com o Secretário de Governo, Dr. João Paulo do Vale Fófano para tratar especificamente sobre o tema requerido por José Augusto Cabral.
A ida dos representantes do Legislativo serviu para a obtenção das informações e cópias de documentos referentes à frota municipal e gastos de combustível, além de uma visitação ao pátio da sede do Executivo, onde estavam estacionados alguns veículos da mesma. Na ocasião, José Augusto Cabral declarou que os documentos seriam apresentados na Comissão de Viação e Obras Públicas, da qual também fazem parte os vereadores Jacques Villela e Valdilucio Malaquias (Didi da Elétrica). José Augusto confirmou que as vistorias continuariam.
Segundo a Portaria nº 257/2017, se identificadas irregularidades que requeiram procedimentos adicionais com vistas à apuração, à investigação, à instauração de processo administrativo ou à proposição de ações judiciais, a Comissão nomeada, composta pelo Controlador-Geral do Município, José Márcio Campos Fajardo, a Procuradora-Geral do Município, Dra. Viviane Correa e o Superintendente de Gestão Administrativa, Victor Campos da Costa, deverá zelar pela adequada atuação administrativa.
A Comissão, que terá o prazo de 90 dias para conclusão da auditoria, será presidida pelo Controlador-Geral e secretariada pelo Superintendente de Gestão Administrativa.
Colaboração: O Vigilante Online