O presidente da Argentina, Mauricio Macri, saiu vitorioso após os resultados das primárias legislativas terem sido anunciados na noite desse domingo, 13. Os candidatos da coalizão “Cambiemos” tiveram um excelente resultado e mostraram que são a principal força política do país. A informação é da agência ANSA.
Além das primárias serem uma espécie de “pesquisa” para as próximas eleições legislativas do dia 22 de outubro na Argentina, o domingo eleitoral representou uma passagem política considerada chave, não apenas para o “macrismo” como também para o chamado “peronismo”, que se esfacelou durante o governo da ex-presidente Cristina Kirchner.
A ex-líder do país luta para ser eleita senadora por Buenos Aires, a maior província, e com mais de 95% dos votos já analisados, ela e o representante do Cambiemos, o ex-ministro da Educação Esteban Bullrich, estão fazendo uma disputa voto a voto.
Mas, deixando Buenos Aires fora do contexto, o “macrismo” pode cantar vitória em nível nacional, incluindo nas importantes províncias de Córdoba, Mendoza e Santa Fé, redutos históricos do peronismo.
O êxito nas primárias apontam que a maioria dos argentinos apoia as políticas pró-mercado promovidas nos cerca de dois anos de governo Macri. Um resultado que mostra que, apesar da economia argentina ainda sofrer para crescer, os cidadãos estão apoiando seu presidente.
Fonte: Agência Brasil