O amor não revi da à violência; ele oferece a face esquerda a quem lhe bate na direita, mas não com a expectativa de que, com isso, o adversário possa mudar de atitude. A operação que visa algum resultado é uma espécie de tática, não é amor. O amor não é tática, e sim doação incondicional. O amor não disputa e teme muito mais ferir o espírito que o corpo físico. Teme inclusive ferir seu próprio espírito, caso se deixe levar pelo sentimento de vingança contra aquele que lhe bate na face direita. Se ao oferecer a face esquerda, o seu espírito não se sentir ferido e conservar a harmonia, ainda que o adversário continue lhe batendo, a sua serenidade irá se refletir nele, e a mente dele acabará se acalmando.

A virtude moral é força positiva
O mundo é uma unidade, e ao mesmo tempo, um círculo harmonioso. Nossos pensamentos e atos de bondade jamais se apagam sem antes se materializarem, ficando armazenados até se manifestarem na forma. Às vezes retornam a nós, após dar voltas pelo globo terrestre, e às vezes só retornam na geração de nossos filhos ou netos. A virtude morai é uma força positiva, portanto nunca poderá deixar de se manifestar. No entanto, não se deve pensar em receber rapidamente a recompensa dos bons atos, em forma de “dinheiro”. Pensamentos dessa natureza destroem a “virtude moral” acumulada no mundo invisível. Isso pertenceria ao mundo da economia cambial. Nesse mundo da economia cambial, a virtude própria do mundo invisível deixa de existir, por ter sido trocada por algo que possui “forma”. Quando Jesus proclamou: “Não anuncie à mão esquerda a caridade que a mão direita praticou”, sua advertência era no sentido de que não devemos pretender transformar nossos atos de bondade numa “forma” denominada reputação.

Para manifestar o Reino de Deus
O Reino de Deus está aqui e agora. Quando a Essência do homem filho de Deus for manifestada de fato, sem encobrimento, será manifesto o Reino de Deus em que vive o filho de Deus. Na Realidade, todos os homens são filhos de Deus; no mundo em que vivem, apenas se reúnem filhos de Deus. Portanto, se o Aspecto Real de cada um se manifestar, é natural que o Reino de Deus também se manifeste, aqui e agora, como o Paraíso terrestre. Sendo assim, por que esse Reino de Deus ainda não se manifestou? É porque o homem considera a matéria como existência real, entra em disputas pela sua posse, ansiando acumulá-la cada vez mais. Ao invés de ambicionar a matéria em si, o homem deveria buscar a virtude moral, que é a fonte original da manifestação da matéria. Além disso, após tomar conhecimento de que as coisas materiais surgirão com abundância, por serem reflexo natural dessa virtude moral, ele deve procurar ter apenas bons pensamentos, voltados para o amor, e praticar atos de bondade e caridade. Assim, naturalmente, o Paraíso será manifesto neste mundo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.