O prefeito Bruno Siqueira assina, na manhã dessa terça-feira, 8, o decreto que altera a denominação Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) para Unidade Básica de Saúde (UBS), como era anteriormente.
A nomenclatura Uaps substituiu a UBS em 2010, e agora a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) retoma o nome antigo, para facilitar a identificação por parte do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
A alteração, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, tem como principal justificativa a necessidade de adequação, considerando que a sigla Uaps confunde os usuários, pois faz lembrar UPA, que são as Unidades de Pronto Atendimento, ou seja, aquelas que devem ser procuradas em casos de urgência ou emergência.
A mudança faz parte um planejamento para o sistema público da saúde do município, que pretende levar cada vez mais informação e de forma mais direta para a população sobre o fluxo de atendimento do sistema, evitando peregrinação nos postos, agilizando o atendimento e tornando-o mais eficiente. “O nome da unidade é fundamental para a compreensão e o entendimento dos usuários sobre o sistema. Se o usuário confunde Uaps com UPA ou vice-versa todo nosso fluxo de atendimento fica comprometido”, defende a secretária de Saúde, Elizabeth Jucá.
O atendimento na UBS
A UBS é a porta de entrada dos serviços de saúde mais perto da casa dos usuários. É o local adequado para o atendimento diário. Na UBS, os usuários têm acesso às consultas médicas de rotina, consultas odontológicas, de enfermagem, realização de exames simples, como sangue, teste do pezinho ou glicemia capilar, solicitação de Cartão SUS, vacina, além dos atendimentos programados, para mulher e gestante, crianças, idosos e acompanhamento de pacientes crônicos.
A cidade conta com 63 UBSs espalhadas nas zonas urbana e rural, sendo 44 de Estratégia de Saúde da Família e 19 tradicionais.
Asssessoria