Moradores do Poço Rico têm reclamado da presença constante de pessoas em situação de rua, em frente ao Cemitério Municipal, localizado na Rua Viscondessa de Cavalcante. Walter Oliveira reside no bairro e alega que a quantidade de pessoas tem aumentado no local. “Eles ocupam toda a calçada, colocam diversos objetos, como guarda-roupas, colchões e cobertores, atrapalhando a passagem dos pedestres”, relata.
Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) ressalta que o serviço de abordagem social acontece várias vezes na semana no bairro, mas a resistência é grande e as pessoas em situação de rua muitas vezes não aceitam ir para as unidades que a Prefeitura disponibiliza.
A Secretaria informa ainda que, na última semana de julho, em ação conjunta com a Prefeitura, a Secretaria de Atividades Urbanas, o Demlurb, a Guarda Municipal, a Abordagem Social e a Polícia Militar, esteve no local para uma limpeza destes objetos. A SDS também ressalta que as abordagens estão sendo intensificadas e uma nova ação conjunta da PJF já está marcada para este mês.
O órgão informa que, em caso de violência, os moradores do entorno podem entrar em contato com a Polícia Militar (PM), através do telefone 190. A Abordagem Social também pode ser solicitada por qualquer cidadão, por meio do telefone 3690-7770, mas os moradores em situação de rua não podem ser retirados do local de forma coercitiva.