Em sua obra Sabedoria da Vida, o dr. Alexis Carrel diz o seguinte: “A liberdade assemelha-se à dinamite: é efetiva, mas muito perigosa. É preciso aprender a arte de lidar com ela”. Quando a liberdade não é usada de modo correto, mas sim irrestritamente, deixará de ser a verdadeira liberdade. Esta só se obtém quando obedece a um “controle dotado de sabedoria”. O corpo humano pode se movimentar livre e saudavelmente porque todo seu mecanismo está sob o perfeito comando de um “controle dotado de sabedoria”. No momento em que este for rompido, o corpo humano tornar-se-á doente. Ocorre o mesmo em todos os âmbitos, seja no trânsito das vias públicas, ou mesmo nas questões de ordem social. Quanto mais aumenta a complexidade dos membros constituintes, mais se torna necessário o “controle”, pois somente através dele a liberdade poderá ser assegurada.

A liberdade inclui o “direito de errar”
Deus criou o homem como Seu filho, com personalidade independente e livre, confiando-lhe plenamente a liberdade de ação, sem a Sua interferência. Assim ao homem
também foi concedida a “liberdade” de cometer erros. Errar significa desviar-se da “posição correta” em que deveria estar. Talvez exista quem conteste: “E impossível que Deus conceda tal tipo de liberdade”. Porém, se uma locomotiva fosse projetada para correr corretamente sobre os trilhos, sem possibilidade de tombar ou descarrilhar, haveria liberdade? Ela apenas correria mecanicamente sobre os trilhos. Embora isso possa ser considerado correto, não poderia ser considerado “bem”, do ponto de vista da moral. Para que seja “bem”, moralmente falando, é necessário que haja, ao lado da liberdade de tombar ou descarrilhar, a livre escolha de não executar tais atos. Nisso reside o valor real do “bem”. Pelo fato de haver liberdade há a possibilidade da queda ou descarrilhamento. Por essa razão, não devemos abusar ou fazer mau uso da liberdade, para não provocarmos o descarrilhamento.

Quando o temor se manifestar
Em quaisquer circunstâncias, você nunca está sozinho.
Está sempre junto de Deus. Em você se aloja a vida, o que prova que no seu interior habita Deus. Mesmo que se sinta temoroso, qualquer que seja o estado de seu corpo físico, você, que é filho de Deus, não deve temer I Lembre-se imediatamente de que em você habita Deus. Lembre-se constantemente de que Deus está com você. Ore a Deus da seguinte forma: “O Deus profundamente amoroso! O Senhor é o Deus da alegria. É o Deus da felicidade. É o Deus da saúde. É o Deus da harmonia. O Senhor não é o Deus da
doença ou da desarmonia. Eu acredito que estou sempre protegido. Meu coração está sempre tranqüilo, porque acredito estar constantemente sob a Sua proteção”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.