Settra orienta sobre o uso de transportes clandestinos

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) autuou e apreendeu mais um veículo por transporte clandestino no Centro da cidade. A ação aconteceu na noite de quarta-feira, 26, por agentes do Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito (DFTT).

De Acordo com o Supervisor de Fiscalização de Transporte da Settra, Eduardo Coletta, O transporte clandestino é todo transporte efetuado de forma remunerada sem que tenha um cadastro na Settra e não esteja regularizado na secretaria, esse transporte trás riscos para o transito e para os usuarios. “O risco para o transito é um aumento desnecessário de veículos em circulação e para o usuário é estar sendo transportado por uma pessoa e um veículo que a administração pública não tem conhecimento, não se sabe quem é o transportador e se o veículo está em boas condições de fazer o transporte”, afirma Coletta

Para combater essa irregularidade a Settra realiza uma fiscalização de rotina e tem uma equipe na rua para verificar essas infrações. “A Settra tem notado um aumento desse tipo de transporte, com a atual situação econômica o desemprego cresce e a pessoa busca a informalidade. Em 2017 já foram emitidas 101 autuações por este tipo de infração em Juiz de Fora”, afirma.

Os motoristas que forem pegos realizando transporte clandestino podem ser enquadrados no Código de Transito Brasileiro (CBD) que prevê infração média, fazendo com que o condutor perca quatro pontos na carteira e pague uma multa de R$131, ou pode ser enquadrado na lei municipal que prevê uma multa de R$3200. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3690-8218 ou settraatende@pjf.mg.gov.br.

O motorista que quiser se regulamentar deve buscar a secretaria e levar os documentos necessários, que podem ser verificados no site da PJF, dar entrada no JF informação com essa documentação e entrar em contato com a Settra.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.