Com menos de dois anos de funcionamento, a biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira (CEU/Zona Norte), em Benfica, registra aumento significativo em seu acervo. O espaço foi inaugurado em dezembro de 2015 com 4.500 exemplares, e, atualmente, soma 7.900 títulos. Conforme o coordenador de Cultura do CEU, André Noronha, os 3.400 novos livros foram obtidos por meio de doações da própria comunidade.
Além de ampliar a oferta de títulos, a biblioteca mantém projetos continuados de incentivo à leitura, o que tem refletido no aumento de empréstimos. “Temos hoje uma média de 380 retiradas de livros por mês, e a maior procura é pelos títulos do segmento juvenil”, conta André.
Ele acrescenta que os projetos “Sarau Sideral” e “Clube de Leitores”, e ações como concursos de redação e rodas de contação de histórias, ajudam a formar e fidelizar leitores de todas as idades. “Tentamos manter um espaço lúdico e atrativo, que ofereça um caminhar cheio de possibilidades”.
Neste segundo semestre, os funcionários do CEU estão refazendo a catalogação do acervo e vistoriando todos os livros, para conferir o estado físico de cada um e providenciar reparos que se façam necessários. “Além disso, a ação visa a separar as obras repetidas, que serão direcionadas à mesa de troca de livros”.
OS MAIS LIDOS
Entre os quase oito mil títulos da biblioteca da Praça CEU, há livros nas categorias infantil, infantojuvenil, juvenil, literatura brasileira e geral, religiosos, autoajuda, pesquisa e filosofia, entre outros. A coleção inclui, ainda, revistas em quadrinhos, contando com títulos antigos e raros.
Entre as obras mais procuradas pelos usuários do CEU, estão a coleção “Diário de um Banana”; as séries “Harry Potter”, “Nárnia”, “Guerra dos Tronos”, “Fallen”, “Percy Jackson” e “Instrumentos Mortais”. Livros de Nicholas Sparks – “Querido John”, “Diário de uma paixão”, “Um amor para recordar” – e de John Green – “A culpa é das estrelas”, “Quem é você, Alaska” e “Cidades de Papel” – também estão entre os “queridinhos” dos leitores.
Fonte: Assessoria