O artigo de hoje surgiu a partir do interesse de vários leitores que nos escreveram curiosos a respeito dos quartos montessorianos, espaços criados a partir das teorias pedagógicas da médica e educadora Maria Montessori.
A proposta básica desses ambientes é pensar a decoração em função da ótica dos seus usuários (bebês e crianças) e não em função dos pais e/ou adultos, onde os pequeninos possam se desenvolver através de suas próprias experiências, de forma autônoma, e expressem suas capacidades criativa e espontaneamente.
Assim, tudo tem que estar ao alcance deles, em um ambiente estimulante e livre, mas ao mesmo tempo seguro.
Antes de sair montando o quartinho nesse estilo, entretanto, é importante se responder a uma questão: você tem espírito e disposição para acompanhar esse modelo de pedagogia?
Dar liberdade, por paradoxal que pareça, demanda mais atenção e dedicação. Afinal, se as crianças estão mais livres para explorar e interagir com o seu próprio ambiente podem aprontar mais travessuras, correndo mais riscos.
Permitiria que desenhassem nas paredes? Se disporia a sentar-se em um colchonete no chão para amamentá-los? Você conseguiria dar essa liberdade de desenvolvimento para seus filhos?
Mais do que uma forma de compor ambientes, a decoração montessoriana é um estilo de vida.
Espelho
Permite que as crianças se vejam e reconheçam.
Os espelhos devem estar bem fixos na parede e, de preferência, serem de acrílico ao invés de vidro.
Barra na parede
Serve como facilitador para a criança ficar de pé e dar seus primeiros passos.
Colchão no chão
Dentro do espírito de autonomia, o colchão no piso ou a cama baixa permite que a criança os acesse sozinha.
Menos é mais
Deixar área livre no quarto é importante para que a criança possa brincar e desenvolver noções de espacialidade e controle motor.
Liberdade e responsabilidade
Deixar roupas, objetos e brinquedos em uma altura acessível permite autonomia mas, também, responsabilidade de guardar tudo em seus devidos lugares.
Liberdade de expressão
Ter uma parede, um quadro ou um rolo de papel que possam ser rabiscados ajudam no desenvolvimento da criatividade, controle motor e expressividade.
Segurança
Com tantas coisas à mão, o reforço na segurança deve ser observado:
- Garantir estabilidade do móveis
- Evitar móveis com quinas vivas
- Proteger as tomadas
- Colocar rede de proteção nas janelas
- Evitar objetos de vidro
- Adequar tamanho dos brinquedos à idade das crianças