Cerca de 1,3 milhão de contribuintes que declararam Imposto de Renda (IR) neste ano vão receber dinheiro do fisco. A Receita Federal (RF) abriu, nessa segunda-feira, 10, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2017.
Segundo informações do auditor fiscal Leonardo Couto Sobral, a partir do segundo lote os contribuintes começam a receber por ordem de entrega da declaração. Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e informar o número do CPF. A liberação das restituições será feita a partir do dia 15 e se estende até o final do ano. Se estiverem fora desses lotes, os contribuintes devem procurar o órgão, pois os nomes podem estar na malha fina por erros ou omissões na declaração.
A restituição é depositada na conta bancária que o contribuinte informou na declaração do Imposto de Renda. “A conta relacionada tem que estar vinculada ao CPF do contribuinte que fez a declaração”, afirma Sobral. O contribuinte que tiver algum problema com a conta pode sacar o dinheiro no Banco do Brasil, dentro do prazo de um ano. “Para isso, ele deve ligar para o banco, através do número 40004, e informar uma conta que tenha o CPF dele cadastrado, para ser feito um depósito”, explica o auditor.
Leonardo ressalta que a Receita pode fazer algum tipo de auditoria na declaração nos próximos cinco anos. “É importante que o contribuinte sempre verifique a situação da declaração, no extrato da mesma. Isso pode ser verificado no auto-atendimento, através do e-CAC, no site da Receita”, orienta o auditor.
A Receita vai pagar cerca de R$467,2 milhões a 148,2 mil contribuintes, que fizeram a declaração entre 2008 e 2016, mas estavam na malha fina. Considerando os lotes residuais e o pagamento de 2016, o gasto total com as restituições chegará a R$3 bilhões.
Os contribuintes que não conseguirem resolver as situações por meio do atendimento online, podem ir pessoalmente a sede da Receita Federal, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, nº372. O horário de funcionamento é de 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira.