O Botafogo caiu de rendimento nas últimas semanas e já não vence há três jogos, situação que já começa a incomodar, mas que pode ser resolvida em 90 minutos. Nesta quinta-feira, às 21h45, o time volta suas atenções para a Libertadores e uma vitória pode reanimar o time para sequência da temporada. O adversário vai ser o Nacional, em duelo no Parque Central, em Montevidéu, Uruguai, pela rodada de ida das oitavas de final.
O Fogão vinha realizando grandes atuações até ser derrotado por 2 a 0 para o Avaí, na décima rodada do Campeonato Brasileiro. Depois disso, perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG, na Copa do Brasil, e pelo mesmo placar para o Corinthians, no Brasileirão. A sequência negativa não chegou a instaurar uma crise, até porque as duas últimas derrotas foram para times expressivos e fora de casa, mas as primeiras pontadas de desconfiança começam a aparecer.
Na primeira fase da Libertadores, encerrada no fim de maio, o time oscilou bastante mas se classificou em primeiro lugar do Grupo 1, com os mesmo dez pontos do segundo colocado Barcelona de Guayaquil. O Nacional fez uma campanha mais modesta e somou apenas oito pontos, se classificando como vice-líder do Grupo 7.
DESFALQUE
Para o jogo, o técnico Jair Ventura não vai contar com Airton, lesionado. O meia Matheus Fernandes, que era dúvida por conta de uma lesão na coxa direita, treinou normalmente e viajou para o Uruguai. No jogo contra o Corinthians, no último domingo, o treinador poupou nomes como Rodrigo Pimpão e Roger. O Botafogo deve começar com: Gatito Fernández; Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, João Paulo, Bruno Silva e Camilo; Roger e Rodrigo Pimpão.
Técnico: Jair Ventura.