A força criativa universal não sabe apenas criar os organismos vegetal e humano, extremamente complexos e delicados. Ela possui sabedoria, também, para conduzir as nossas atividades empresariais ao sucesso. Na verdade, a essência da riqueza e da prosperidade é uma “ideia”. Sendo praticada, essa ideia se transforma em riqueza. Mas é preciso o elemento humano para colocá-Ia em prática. A ideia vem da sabedoria universal, mas se permanecer apenas ideia será como dinheiro que depositamos em conta corrente no banco sem poder sacar. Mesmo que os líderes tenham excelentes ideias, elas de nada valerão se o encarregado de colocá-Ias na prática não as interpretar corretamente, ou se as deturpar com ideias erradas.
O homem é um ser espiritual, que possui corpo formado por espírito e carne
Normalmente, diz-se que o homem é constituído de corpo e espírito. Na verdade, porém, estes são apenas dois aspectos da consciência espiritual. Não é correto dizer que o homem é formado de duas partes distintas, corpo e espírito. Estes dois fazem parte de uma só consciência espiritual. A medicina descobriu, finalmente, esta verdade e criou uma nova matéria de estudos denominada medicina psicossomática. A revista Reader’s Digest publicou, em abril de 1958, um artigo intitulado “Paga-se caro quando se descontrola emocionalmente”. Consta do artigo que “as pessoas irritadiças sofrem mais de dor de cabeça, insônia, indigestão e cansaço profundo. Segundo a pesquisa médica, estas pessoas internam-se no hospital com mais frequência do que aquelas otimistas e tranquilas. O teste aplicado pelos médicos comprova que as pessoas cardíacas são as que trabalham intensamente mas, muitas vezes, insatisfeitas com o próprio trabalho”.
O acidente de trabalho acontece quando se trabalha com insatisfação
Existem profissionais especializados em incitar trabalhadores contra empresários e capitalistas, a pretexto de aumentar os salários. Eles semeiam nos operários ódio e rancor contra os patrões. Mas, se soubessem que os operários que trabalham com ódio são os que mais procuram os médicos e hospitais, gastando depressa o aumento salarial que conseguiram com repetidas greves, provavelmente pensariam melhor da próxima vez. Segundo aquele artigo do Reader’s Digest, “a pesquisa feita nas fábricas revelou que a insatisfação contra os superiores é a grande responsável pela produção de artigos desqualificados, pela ineficiência e por acidentes de trabalho”. Quem sofre com graves acidentes de trabalho é o próprio operário, de nada lhe valendo o aumento salarial. Os sindicalistas e os incitadores só lucram com o prejuízo dos operários.
Assim acontecem os acidentes nas viagens dos escolares
Todos os anos, na primavera, quando chega a época da viagem em grupo dos escolares, noticiam-se acidentes como de ônibus que caem em precipícios, navios que afundam, trens que se chocam contra ônibus. Dificilmente se passa uma primavera sem tais acidentes, mas muito poucas pessoas conhecem a verdadeira causa disso. Critica-se o Ministério da Educação ou a diretoria da empresa ferroviária, mas não é aí que está a verdadeira causa dos acidentes. Os condutores de ônibus, de trens ou de navios recebem orientação dos sindicalistas no sentido de “lutar contra os patrões que os exploram”, e por isso trabalham com grande insatisfação. E essa insatisfação explode ao serem obrigados a conduzir centenas de escolares barulhentos que brincam e pulam dentro dos coletivos.