Motoristas questionam segurança no trânsito nas madrugadas

A crescente onda de assaltos e violência em Juiz de Fora tem preocupado os motoristas que trafegam pelas ruas durante a madrugada, principalmente em decorrência da espera quando o sinal está fechado. Na última semana, o Diário Regional recebeu reclamações de moradores da cidade questionando a necessidade de operação dos semáforos após meia-noite.

Uma das fontes, que não quis se identificar, disse ter recebido recentemente duas multas no valor de R$ 234, além de perder 14 pontos na carteira de habilitação por ultrapassar o sinal vermelho na Avenida Paulo Japiassú Coelho, esquina com a rua Tom Fagundes, no Bairro Cascatinha; e na Avenida Rio Branco, próximo ao Mergulhão, sentido Manoel Honório. “Passando em cruzamentos com a devida cautela, não há motivo para ficar parado com o veículo correndo riscos. Preocupo-me muito com a violência. Pelo que tenho acompanhado, estão acontecendo muitos assaltos e roubos de veículos na cidade”, disse a fonte.

Em nota, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) confirmou que os semáforos localizados nos trechos citados na reclamação operam normalmente durante toda a madrugada, porém a maior parte deles possui funcionamento diferenciado em horários de menor tráfego.

“O município de Juiz de Fora conta atualmente com 157 cruzamentos semaforizados. Quanto ao funcionamento no período noturno, a maior parte das interseções semaforizadas opera em amarelo intermitente, nos dias de semana, no período de 00h às 5h, e fins de semana no período de 2h às 5h horas. O objetivo deste modo de operação é reduzir as paradas desnecessárias em situações de baixa demanda durante a madrugada evitando atrasos”, diz a nota da Settra.

Entretanto, a Secretaria ressalta que existem várias restrições ao seu uso, que devem ser observadas, de modo a evitar acidentes de trânsito. “Isto é o que preconiza o ‘Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Vol. V – Sinalização Semafórica’ elaborado pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego e aprovado pela Resolução do CONTRAN N° 483 de 9 de abril de 2014. Com isso, nestes casos, são adotados planos de tráfego condizentes com os volumes onde são aplicados”, ressalta a nota da Settra.

SEGURANÇA NAS MADRUGADAS

De acordo com o major Marcellus Machado, para manter a segurança nas madrugadas, a Polícia Militar (PM) realiza patrulhamentos nos locais mais críticos, de acordo com a necessidade constatada em levantamentos realizados pela corporação. “Mantemos o patrulhamento onde há estatísticas que demonstram incidências de casos nos quais os motoristas são abordados para práticas criminosas. Logo, destinamos todas as viaturas que não estão empenhadas no atendimento de ocorrências para o patrulhamento destes pontos”, explica. Machado também orienta os motoristas a manterem os vidros dos carros fechados e entrar em contato com 190 caso percebam pessoas suspeitas nas imediações.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.