A vida moderna faz o homem viver permanentemente correndo contra o tempo. Não sobra a oportunidade para refletir sobre o que se passa ao seu redor e sobre sua vida.

Quando sobra-lhe algum tempo, muitas vezes, vem o desperdício em atividades que a nada levam. Assim, há pessoas que nascem, vivem e morrem sem conhecer a si próprio. Com a necessidade do melhor conhecimento de si próprio vem o projeto de vida do aperfeiçoamento pessoal.

Quem busca o autoconhecimento busca também o crescimento. Ao se conhecer, o homem identifica seus defeitos e busca atenuá-los, com o seu crescimento espiritual. Surge, aí, o importante papel do hábito.

O hábito é retratado pela conduta inconsciente a que somos levados no dia a dia. O hábito nos leva sem que tenhamos que escolher o caminho. Ele penetra no nosso inconsciente e comanda boa parte de nossa vida.

Daí porque a luta pelo aperfeiçoamento pessoal passa, necessariamente, pela constatação e avaliação dos hábitos. A primeira tarefa exige uma grande observação pessoal. Você tem necessidade de se observar constantemente para identificar os seus hábitos. Uma vez identificados surge a tarefa seguinte: abolir ou reduzir os hábitos prejudiciais e construir hábitos saudáveis.

Se verifico, através de um exame introspectivo, que tenho o hábito de comentar a vida dos outros, passo, então, à análise crítica do hábito. Não se trata de uma conduta salutar. Cabe-me, então, trabalhar o hábito contrário, qual seja, me abster de fazer esse tipo de comentário. Ao contrário, se verifico que não tenho o hábito de ser gentil, cortês ou educado em determinadas circunstâncias, busco, então, trabalhar o hábito da gentileza, da cordialidade, da educação.

Todas as vezes que estiver dirigindo o seu automóvel exercite, por exemplo, o hábito da gentileza. Por que não dar passagem a um veículo que pretende adentrar na sua pista direcional? Quando você observa que costuma ingressar nos lugares sem cumprimentar as pessoas por que não criar o hábito da saudação alegre e do sorriso? Construindo hábitos salutares e lutando contra a infestação dos hábitos prejudiciais certamente construímos um ambiente mais fraterno.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.