Maiores bancos do País, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú se uniram para criar uma empresa de controle compartilhado para aperfeiçoar a concessão de créditos a clientes. A partir de um banco de dados, a Gestora de Inteligência de Crédito será responsável por reunir informações cadastrais e creditícias de pessoas físicas e jurídicas.
A Caixa anunciou a criação da empresa aos acionistas e ao mercado na quarta-feira, 14. Em comunicado, o banco informa que o capital social da gestora será compartilhado de forma igualitária pelas cinco instituições: cada uma será responsável pela fatia de 20% do total. As partes estimam que a companhia esteja operando integralmente em 2019.
“O Conselho de Administração da Companhia será composto por membros indicados pelas partes, e a sua diretoria terá dedicação exclusiva ao negócio, preservando a gestão independentemente da empresa”, informa o texto do comunicado.
AMBIENTE DE CRÉDITO
As informações que a companhia vai reunir sobre pessoas físicas e jurídicas têm o objetivo, segundo o informe, de “agregar, conciliar e tratar informações cadastrais e creditícias nos termos das normas aplicáveis”. O resultado, segundo a instituição, é aperfeiçoar processos de concessão, precificação e direcionamento de linhas de crédito, o que gera melhoria no ambiente de crédito no País a médio e longo prazo.
“A constituição da companhia reafirma nossa confiança no futuro do Brasil e do mercado de crédito, criando condições para um mercado mais sólido e sustentável”, informou a Caixa.
Fonte: Portal Brasil