Motorista alcoolizado provoca acidente com trem e é preso em Santos Dumont

Um acidente envolvendo um veículo de passeio e um trem ocorreu no município de Santos Dumont, em uma nova e clara evidência do risco extremo da associação entre álcool e direção. A colisão foi registrada na madrugada de sexta-feira, 9 e divulgada pela MRS na quarta-feira, 14.

Segundo as informações da empresa, o condutor levou seu veículo para a faixa da ferrovia, conseguiu prender o carro entre os trilhos e o impacto foi inevitável, com a aproximação do primeiro trem. Além dos danos ao automóvel, o motorista foi preso em flagrante, por dirigir sob efeito de álcool, fato constatado pelas autoridades policiais a partir do atendimento médico e por depoimento do próprio condutor. Além da prisão, também foi aplicada multa de R$2.934,70 e o motorista teve sua habilitação suspensa por 12 meses, penalidades previstas pelo artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

IMPRUDÊNCIA FAZ VÍTIMAS NO TRÂNSITO

“Segundo levantamentos do sistema público de saúde, cerca de 45 mil pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito em todo o país. Estima-se que 40% deste total tenham relação com o consumo de álcool. Ou seja, estamos falando de 18 mil vidas que poderiam ter sido poupadas, a cada ano”, defende Rodrigo Almeida, da equipe de Segurança Patrimonial da MRS. “No nosso dia a dia de atendimento a acidentes, percebemos como o consumo de álcool é perigoso. Não existe margem segura para consumo de álcool antes de se pegar no volante. Simplesmente não dá para aceitar ou até mesmo entender como algumas pessoas insistem nesse erro”, lamenta o ferroviário.

Ainda é socialmente aceito que uma pequena quantidade de álcool não afete a capacidade de direção, mito que é derrubado por todos os estudos clínicos a respeito. O álcool reduz a acuidade visual (à noite, esta redução pode levar a uma capacidade de apenas 25% da usual), provoca perda sensorial periférica e lentidão motora, afeta o senso de equilíbrio e direção e, muito importante, reduz incrivelmente a capacidade de ponderar riscos.

Fonte: Assessoria/MRS




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.