O Governo federal prorrogou o prazo para que os assistidos do “Programa Bolsa Família” façam o acompanhamento das condicionalidades da saúde. Os contemplados pelo programa devem procurar a Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do seu bairro até o dia 30 de junho. As pessoas que moram em áreas onde não há Uaps, devem se dirigir até a unidade Centro Sul, localizado na Av. Rio Branco, 3.132, Centro.
O acompanhamento é obrigatório para crianças de ambos os sexos com idade de zero a 7 anos, mulheres entre 14 e 44 anos e gestantes. Para as gestantes, o Ministério da Saúde (MS) disponibilizará repelentes de insetos, para a prevenção contra o zika vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
As famílias devem ficar atentas ao prazo, pois a não realização do acompanhamento pode acarretar em suspensão e posterior cancelamento do benefício. No acompanhamento, é feita a verificação de peso, altura e situação vacinal das crianças. As mulheres farão acompanhamento de peso e altura e as gestantes, o acompanhamento de pré-natal, que garante, ainda, o pagamento do Benefício Variável à Gestante.
Os beneficiários do “Bolsa Família” no município são assistidos pela Secretaria de Saúde (SS), através da rede de Atenção Primária à Saúde (APS), que promove o acompanhamento das condicionalidades de saúde nas Uaps, que são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias quanto pelo poder público, para ampliar o acesso aos direitos sociais básicos. “O acompanhamento das condicionalidades de saúde do programa garante qualidade de vida aos beneficiários e tem o objetivo de avaliar o impacto do Bolsa Família, nas condições de saúde dessas pessoas”, reforçou a supervisora de Gestão da Informação da Atenção Primária à Saúde, Priscila Aquino.
Os interessados em esclarecer dúvidas podem se informar pelos telefones 3690-8467 e 3690-8260.