A astrofísica brasileira Duilia de Mello visitou o Centro de Ciências, Observatório e Planetário da Universidade Federal de Juiz de Fora na tarde dessa terça-feira, 23. Após a visita, a cientista ministrou a palestra “Vivendo com as Estrelas”, no auditório da Faculdade de Engenharia, onde ela destacou pontos da carreira ao público. “Vim falar o que sei sobre o universo e mostrar a importância do papel do cientista”, comentou a profissional.
“O espaço está muito bonito e vai inspirar muitas crianças. Espero que elas visitem e perguntem, pois quanto mais perguntas melhor. A curiosidade que leva a criança a ser um cientista e esse espaço vai fazer isso, com que as crianças fiquem mais curiosas sobre a ciência. Estou muito orgulhosa”, ressaltou a astrofísica sobre a estrutura da Universidade.
Atualmente, Duilia é pesquisadora do Goddard Space Flight Center, da Nasa, e vice-reitora da Universidade Católica de Washington, nos Estados Unidos. A astrônoma é responsável pela descoberta da Supernova 1997D, um evento astronômico que ocorre durante os estágios finais da evolução de algumas estrelas, que é caracterizado por uma explosão muito brilhante. A cientista também é responsável pela descoberta das Bolhas Azuis, que são aglomerados de estrelas fora das galáxias.
Em sua palestra, Duilia falou sobre o que tem feito em mais de 20 anos de carreira. A cientista espera que o espaço mais a sua história inspirem os estudantes. “É de grande importância que motivemos o jovem sobre a relevância da Ciência. O Brasil precisa de Ciência, Tecnologia e Inovação, por isso, a gente precisa conversa e dizer para ele estudar Ciências para que possamos desenvolver tecnologias e inovações necessárias para mudar o Brasil e levá-lo para o futuro”, enfatizou Duilia.
Para a estudante de História e bolsista no Centro de Ciência há mais de cinco anos, Camila de Carvalho, a visita da astrofísica é de grande peso para Universidade e para os estudantes. “É incrível saber que temos uma conterrânea que cresceu nesse trabalho e campo de pesquisa sendo mulher e brasileira”, disse.
Camila contou que se interessou pelo Centro de Ciências devido ao seu papel de mesclar várias vertentes. “Entrei no Centro tentando contribuir com o meu saber, porém, o que é mais interessante, é saber que têm várias vertentes que podem ‘conversar’ uma com a outra. Isso desperta mais vontade de aprofundar em outros estudos e áreas”, falou a estudante.
TRAJETÓRIA
Duilia de Mello sempre teve fascínio pelo céu, pelas estrelas e pelo espaço. Aos 14 anos, decidiu seguir a Astronomia e graduou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu currículo inclui mestrado em Radioastronomia no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Astronomia pela Universidade do Alabama (EUA), e doutorado em Astrofísica pela Universidade de São Paulo (USP).
A cientista foi para os Estados Unidos em 1997 para uma bolsa de pós-doutorado no Instituto do Telescópio Espacial Hubble, um dos equipamentos mais importantes para a astronomia mundial. Vivendo e trabalhando nos Estados Unidos há 20 anos, Duilia é um dos nomes mais conhecidos e premiados da ciência brasileira no exterior.