Cidade se recupera após forte temporal

O temporal que atingiu a cidade no último final de semana causou diversos prejuízos. Como resultado, quedas de arvores, destelhamento e alagamentos. Embora tenha sido repentina, as fortes chuvas registraram ventos que chegaram a 92, 9km/h e volume acumulado de 17,4mm em menos de uma hora, conforme os dados do Instituto nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o meteorologista, Claudemir Azevedo, do 5° Distrito do Inmet, Juiz de Fora foi atingida por uma área de instabilidade atmosférica, que se concentrou durante a chuva, provocando ventos fortes e granizo. “A tempestade que caiu sobre a cidade não é comum nesta época do ano”, comentou.
O meteorologista explicou, também, que essa eventualidade pode voltar a acontecer. “Apesar de maio ser um período de poucas chuvas, esse tipo de fenômeno não está descartado”, acrescentou.

OCORRÊNCIAS

A Defesa Civil (DC) registrou 38 ocorrências desde o ocorrido, na sua maioria, relacionadas ao destelhamento. As regiões Leste e Sudeste foram as mais castigadas. Durante os atendimentos, uma casa localizada na Rua São Lourenço, 633, no Bairro São Benedito, teve seu detalhado completamente arrancado. A família de oito pessoas que morava na residência, ficou abrigada em casa de vizinhos. A Defesa Civil e doou seis conjuntos de cobertores, colchonetes e roupas de cama e 70 telhas para o conserto do local afetado. Outras duas doações de telhas foram realizadas nesta segunda-feira, totalizando 81 objetos doados. Mais entregas serão realizadas no decorrer da semana.

CORPO DE BOMBEIROS

Em virtude das fortes chuvas que caíram no sábado, o corpo de bombeiros foi acionado constantemente para atender diversas ocorrências. Na sua grande maioria, árvores caídas em vias públicas e vistorias em locais com riscos de quedas de árvores. A corporação registrou ocorrência no Bairro Democrata, região Noroeste. Bairros Sagrado Coração de Jesus, Jardim Gaúcho, Graminha, Alto dos Passos, Cascatinha, Zona Sul. Bairros Floresta e Costa Carvalho, na região Sudeste. Bairro Paineiras e Avenida Rio Branco, região Central.

“Os 20 minutos ou mais que choveram na cidade, ocasionaram a queda de oito arvores, sendo necessário o corte e a vistoria em duas com risco de cair. Felizmente, não tivemos vítimas fatais ou desabamentos”, destacou o Tenente bombeiro militar, Evandro da Silva.

O Tenente orientou, ainda, que em caso de chuvas fortes, a população deve evitar o tráfego de pessoas e veículos. “Aconselhamos as pessoas a observarem o local em que estão paradas. Se estiverem dirigindo, o ideal é parar o carro, procurar um local seguro, se abrigar até a chuva passar”, alertou.

A previsão de tempo para os próximos dias é de céu ensolarado, umidade relativa do ar baixa e noites frias, característico dessa época do ano.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.