Mais difícil do que unir o tema Arquitetura à Páscoa é descobrir o dia certo para falar sobre essa festividade, pois sua data, assim como a do Carnaval, é variável, modificando-se de ano para ano.
Isso acontece pois a Páscoa deve ser celebrada no primeiro domingo após o equinócio de Primavera do Hemisfério Norte (para nós outono).
Apesar de ser difícil o entendimento da definição da data, a compreensão do seu porque é mais fácil.
A escolha da comemoração nessa época não foi à toa: a Primavera é a estação do ano onde a força da natureza começa a se restabelecer após o longo recolhimento do Inverno (quando as árvores, de tão secas, parecem ter morrido). Não seria esse exatamente o sentido da celebração Cristã, uma homenagem à ressurreição de Jesus Cristo? A Páscoa é uma homenagem à ressurreição de Jesus Cristo. Como a Primavera, que trás a vida de volta o longo recolhimento do Inverno.
O culto ao renascimento é comungado por várias tradições, de distintas épocas e lugares, sempre significando restauração, ressurgimento, renovação, transformação…
Para os judeus é a celebração da libertação do povo hebreu por Moisés. Do hebraico, Pessach significa “passagem”.
Os hindus também comemoram esse período. O tradicional festival Holi, também conhecido como a festa das cores, promove a alegria da primavera através de danças, músicas de flautas e comidas especiais para receber os amigos e parentes, celebrando o surgimento de Krishna.
Na China, o período é conhecido como Ching Ming, quando se visitam os túmulos dos ancestrais deixando-lhes oferendas como agradecimento. Assim, trazem à vida a memória dos que já partiram, perpetuando-a. Por paradoxal que possa parecer, não é uma festa triste, mas um tributo e honra aos antepassados, que permitiram a existência da vida atual.
Mais do que ovo de chocolate e coelhos de olhos vermelhos, a Páscoa representa a força da vida sobre a morte, a eterna possibilidade de transmutação de um estado para outro. A explosão da vida, da alegria e das cores, depois de um período de ocaso e introspecção.
Inspiremo-nos, pois!
Decoração de Páscoa
A força do renascimento e da valorização dos ancestrais era levada a sério no Feng Shui, a antiga arte de harmonização dos ambientes.
Segundo o Feng Shui, a casa, assim como a vida, precisa ter um espaço (ou guá) que alimente essa energia. O guá da família (ou antepassados) representa o conflito entre o impulso vertical da alma humana, buscando o que é eterno dentro de cada um, contra nossa tendência à inércia. O choque entre o passado e o futuro é um momento extremamente rico, pode ser associado à ocasião da vida na qual o filho tem que abandonar a família mas leva consigo todo o conhecimento ancestral.
Atravessando-se a crise alcançamos um momento de expansão das nossas possibilidades de realização.
As árvores, por exemplo, crescem mais quando tem melhores raízes, por isso o elemento que representa e alimenta esse guá é a Madeira.
Do Feng Shui, então, trazemos nossas dicas de decoração de Páscoa para ativar e energizar positivamente esse canto tão especial da vida.
Composição perfeita
O elemento Madeira pode ser representado pela própria madeira, pela cor verde ou por retângulos verticais. Ainda é alimentado pelo elemento Água (cor preta ou azul escuro). Essa composição está em perfeita harmonia com o guá da Família.
Alimentando o guá
O elemento Água, através da cor azul, alimenta a energia do guá da Família. O formato orgânico e a cor preta, da cabeceira dessa cama, também se relacionam com a água. O detalhe do arranjo em folhagens verdes, que representa o elemento Madeira, fecha a composição própria desse guá.
Jardins verticais
O jardim vertical, com a folhagem verde marcante, alimenta o guá da Família, que é representado pelo elemento madeira. O sentido vertical desse painel verde também contribui para alimentar a energia relativa ao conhecimento ancestral.
Fotos e murais
Imagens, fotos e objetos relacionados aos antepassados alimentam a energia desse guá.
Na foto, o recurso para energizá-lo foi criar o grafismo com uma frase direcionada à ideia da família.
Para mais dicas: Argus Arquitetura & Interiores