Na tarde dessa terça-feira, 4, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediou uma reunião entre a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, o Circuito Turístico Caminho Novo e setores de turismo de Juiz de Fora.
O evento foi aberto ao público e teve como objetivo discutir as políticas públicas do estado e alinhá-las com as da região, para promover o desenvolvimento do turismo na Zona da Mata. A intenção é que o circuito caminho novo, na qual juiz de fora faz parte, caminhe na mesma direção das políticas públicas do estado, se tornando referência no setor.
Foram discutidas basicamente duas ações prioritárias: apoio as festividades turísticas do estado; e sinalização turística, que necessita de um investimento maior.
Debatido durante o encontro, o desafio é fazer com que Minas Gerais caminhe junto com a política pública nacional, que é o processo de regionalização, ou seja, de formação de circuitos turísticos.
O Brasil é divido em vários circuitos e 90% da verba do Ministério do Turismo, é investida nesses circuitos. O objetivo é que os estados fortaleçam os circuitos, para que a política nacional fique fortalecida.
Chefe do Departamento de Turismo da UFJF, Marcelo do Carmo, ressaltou o papel que a instituição deve desempenhar nesse processo de desenvolvimento do turismo na Zona da Mata. “É importante que a universidade seja protagonista nessa aproximação da gestão estadual com as lideranças locais e regionais. Esse é o papel da universidade, integrar”, disse.
CIRCUITO CAMINHO NOVO
Juiz de Fora é um dos pólos econômicos mineiros e se destaca no turismo de negócios e eventos. A cidade faz parte do “Circuito caminho Novo” que fica na Serra da Mantiqueira e conta também com outras cidades da região como Matias Barbosa, Mercês, Santana do Deserto, Santos Dumont e Simão Pereira. É um local com muitas atrações, belas paisagens e várias histórias do período colonial brasileiro.